A Consumer Electronics Show (CES) é tradicionalmente uma das feiras de tecnologia mais importantes do ano. Sempre no mês de janeiro, gigantes da indústria e pequenas empresas que buscam o lugar ao sol se reúnem em Las Vegas, nos Estados Unidos, para apresentar as novidades e as tendências que vão reger o mundo tech neste ano.

Em 2018, o evento ocorre entre os dias 9 e 12, espalhado por diversos hotéis da capital dos cassinos. Marcas como Intel, Qualcomm, Samsung, LG, Sony, Lenovo e Panasonic estão confirmadas e o TechTudo estará lá para conferir todos os lançamentos. Veja a seguir alguns dos principais produtos que devem aparecer durante a CES 2018.

CES 2018: feira é palco de alguns dos maiores anúncios tecnológicos do ano (Foto: Divulgação/CES)

TVs e monitores

Já virou tradição: a CES é o palco preferido das marcas para apresentar o que há de mais moderno na indústria de TVs e em 2018 não deve ser diferente. Os modelos 4K com diferentes padrões HDR devem continuar a ditar o ritmo, seguindo a tendência natural de substituir os aparelhos 1080p. Nesta lógica, a expectativa é de que o preço dos dispositivos UHD caiam graças ao aumento no número de lançamentos.

Televisões em 8K também são esperadas. A LG já confirmou que vai apresentar um produto com 88 polegadas de painel OLED e 7.680 x 4.320 pixels de resolução. A TV traz a tecnologia ThinQ, que permite comandos de voz e integração com assistentes virtuais, como a Goo

... gle Assistente.

A conexão ThunderBolt 3 deve estar em alta entre os monitores. A Samsung vai apresentar o CJ791, modelo já anunciado que traz 34 polegadas, resolução QHD, com 3440 x 1440 pixels, e painel QLed. Já a LG lançou o 32UK950, com display de 32’’, resolução 4K e HDR 600. O produto tem como destaque a tela Nano IPS, que promete uma melhor absorção da luz e ampliação do ângulo de visão.

CJ791: monitor curvo da Samsung será apresentado durante a CES 2018 (Foto: Divulgação/Samsung)

Smartphone

A CES costuma não ter foco em smartphones, mas algumas marcas usam a grandiosidade do evento para mostrar uma prévia dos aparelhos que chegarão aos consumidores durante o ano. Em 2017, por exemplo, o LG K10, o Zenfone 3 Zoom e o Galaxy A5 apareceram na feira. Este ano, grandes fabricantes de celulares como a Nokia, BlackBerry, Sony e Huawei estarão presentes na feira, assim como outras empresas. A ausência mais sentida é da Xiaomi, que no ano passado fez uma grande conferência em Las Vegas.

Entre os aparelhos esperados para 2018 está o Xperia L2. Nos últimos dias, vazaram algumas imagens do aparelho, mostrando o design característico da marca japonesa, porém com uma curvatura na parte traseira.

Além disso, são esperados três grandes anúncios da Samsung. Alguns vazamentos recentes deram conta de que a fabricante apresentaria os Galaxy S9 e S9 Plus, os modelos premium para 2018, durante o evento. No entanto, vale lembrar que linha Galaxy S costuma chegar durante a MWC e que o lançamento no ano passado aconteceu somente em março. Outra novidade esperada é a atualização da linha Galaxy A, visto que a fabricante já anunciou o Galaxy A8 e o Galaxy A8 Plus.

O terceiro lançamento e mais improvável é o Galaxy X. O aparelho é cotado para trazer uma tela dobrável, um rumor de longa data que ganhou força nos últimos meses, graças à aparição de um aparelho com o codinome SM-G888N0 no site gigante sul-coreana. Na feira, também devem aparecer os primeiros smartphones premium com processador Snapdragon 845, anunciado pela Qualcomm no final de 2017.

Snapdragon 845: primeiros celulares com o chip devem chegar na CES (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

Carros

Os carros têm ganhado cada vez mais espaço na CES. Este ano, inclusive, um modelo com design futurista estampa o site da feira. Grandes montadoras, como Toyota, Ford e BMW, têm presença confirmada no evento e diversos protótipos de modelos elétricos e autônomos são esperados.

Além disso, a Qualcomm e a Intel estão investindo pesado no desenvolvimento de tecnologia para carros autônomos. Como as duas fabricantes estarão na feira, é provável que surjam novidades a respeito de sistemas de navegação, conectividade e segurança para veículos sem motoristas.

Assistentes pessoais

2017 foi o ano das assistentes pessoais. Com a chegada do Google e da Apple ao mercado, o reinado do Amazon Echo pode estar com os dias contados. Diversas fabricantes devem apresentar suas caixinhas inteligentes com o Google Assistente e a Alexa.

Google Home: novos assistentes pessoais devem chegar em 2018 (Foto: Divulgação/Google)

A Samsung corre por fora. Apesar de não ter anunciado nada oficialmente, é possível que, em 2018, a empresa também apresente uma caixinha de som inteligente e essa é uma boa oportunidade para introduzir a novidade. O diferencial estaria na assistente da fabricante, que seria a Bixby.

Realidade virtual

Os headsets de realidade virtual não fizeram o sucesso esperado. No entanto, se engana quem pensa que a indústria desistiu da tecnologia. As empresas estão se movimentando para tornar os óculos mais atraentes, tornando-os mais autônomos, sem a necessidade de conectar a dispositivos externos.

A principal expectativa está no lançamento dos óculos VR da Lenovo para o Google Daydream. O rumor ficou mais quente após a FCC, o equivalente à Anatel nos Estados Unidos, homologar o produto. Ainda não há muitos detalhes, a única coisa que se sabe até agora é que ele deve funcionar de forma independente, pode ter Bluetooth 5.0 e uma bateria de 4.000 mAh.

Smart TV: qual devo comprar? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo