Muitos usu?rios fazem um pouco de confus?o quando o assunto ? Hardware ou Software. Isso ? bem comum, afinal os nomes s?o parecidos e estrangeiros. No entanto, cada um tem uma funcionalidade bem diferente mas um completa o outro, a seu modo. Para entender melhor, descubra afinal para o que servem os Hardwares e Softwares, al?m de ver como eles est?o presentes no dia a dia das pessoas.

Placa-m?e fabricada no Brasil promete desempenho gamer e pre?o baixo

Hardware ou Software? Veja quais s?o as diferen?as entre os dois termos (Foto: Divulga??o/Apple)

Para come?ar, quase toda m?quina cont?m um conjunto de Hardware e Software. O hardware ? a parte f?sica integrada por placas de v?deo, mem?rias, processadores, chips e tudo mais que o usu?rio pode tocar. Podemos chamar de corpo da m?quina, e ? aplicada tanto para computadores, notebooks, celulares, c?meras, rob?s e mais.

Placa-m?e Intel LGA ? exemplo de pe?a de hardware (Foto: Divulga??o/Intel)

J? o software pode ser entendido como a ?mente? que comanda a m?quina, composta por elementos que n?o s?o palp?veis. Ele ? formulado por meio de c?digos e combina??es para funcionar da maneira ideal. Ent?o, os sistemas operacionais, como Windows, Mac OS, Android, iOS s?o softwares, cada um formulado ? sua maneira.

O Windows e seus drivers s?o exemplos de Softwares (Foto: Reprodu??o/Microsoft)

Para simplificar, vamos usar como exemplo um computador de mesa com sistema da Microsoft. A parte f?sica composta pelo CPU, placa de v?deo, mem?ria RAM, placa-m?e, drive de armazenamento e todos os demais aparatos palp?veis integram o hardware deste PC. O software ? ativado no momento em que voc? liga a m?quina, sendo instalado no drive de armazenamento interno. Logo, o software ? o Windows, composto por c?digos.

Quer dicas para montar um PC gamer? Confira no F?rum do TechTudo.

Os sistemas operacionais s?o softwares de base que funcionam em conjunto com outros softwares chamados de drivers, que s?o respons?veis pelo funcionamento de cada parte do computador. Logo, existe um software espec?fico para enviar comandos capazes de fazer com que a placa de v?deo funcione de forma correta, por exemplo. Assim, o software ? a ?mente? que d? o comando para a m?quina funcionar, por isso, um precisa do outro para oferecer um servi?o completo para o usu?rio. Se trata, por fim, de um conjunto de instru??es, c?digos e dados que s?o processado pelos circuitos eletr?nicos do hardware.

Hardware: placa de v?deo Geforce (Foto: Divulga??o)

Dentro dos Hardwares existem equipamentos com diferentes tipos de uso. H? quem prefira uma placa-m?e com melhor desempenho, mem?rias maiores, placa de v?deo mais potentes para quem gosta de videogames e mais. O mesmo ocorre com os Softwares, com as mais diferentes configura??es para os gostos dos usu?rios. Os teclados e mouses tamb?m s?o considerados Hardwares e equipamentos perif?ricos de entrada.

A maior parte dos equipamentos eletr?nicos digitais precisa de hardwares e softwares b?sicos para funcionar, e eles normalmente j? v?m de f?brica. Ent?o, eles est?o presentes em diferentes dispositivos do dia a dia, como celula

... res, computadores, rel?gios inteligentes, c?meras digitais, e at? Smart TVs. Depois, os usu?rios podem incrementar e alterar os softwares, dependendo do dispositivo, baixando novos programas pelo computador e mais. O mesmo pode ser feito com o hardware, caso tenha o conhecimento mais espec?fico, para aumentar a capacidade da mem?ria RAM, armazenamento interno, dentre outras fun??es. O conjunto de hardware e software geram diferentes produtos, cada um com funcionamento particular, como MACs, PCs, Workstations e mais.
Mac, PC, Workstation e mais usam em conjunto hardwares e softwares (Foto: Reprodu??o/TechTudo)

Muitos dos problemas em computadores podem ser indicados pelo mal funcionamento de um software, em caso de travamentos por exemplo, ou de uma das pe?as do hardware. ? poss?vel retirar um software de funcionamento por meio da desinstala??o, na qual os dados dele s?o apagados. No caso do sistema operacional, ? poss?vel tamb?m fazer uma recupera??o de dados. Para isso, precisa apenas de alguns comandos, cliques e ponto. Tudo est? feito. J? para trocar ou retirar um hardware do computador, por exemplo, o usu?rio precisa colocar a m?o na massa, desplugar os cabos, retirar a pe?a f?sica e fazer a substitui??o.

Pronto. Agora que voc? j? tem uma ideia das fun??es de Hardware e Software que tal incrementar o computador com produtos novos? Vale lembrar que um antiv?rus ? sempre fundamental para manter o Software do seu computador protegido de v?rus e malwares.

?



>>> Veja o artigo completo no TechTudo