O Facebook, após lançar uma ferramenta com dicas para checar a veracidade das notícias, anunciou na quinta-feira (05) testes com um botão para ajudar os usuários a contextualizar as informações que recebem em seus feeds. O recurso trará mais detalhes sobre o veículo responsável pela reportagem, o assunto do qual o artigo trata e sobre como aqueles dados estão sendo consumidos e compartilhados pelas pessoas.

Ao clicar no novo ícone, que ficará posicionado logo acima da notícia, o usuário poderá conferir parte da página na Wikipédia referente à empresa que criou o link e acessar sua conta oficial no Facebook, com informações sobre a reputação e a avaliação de outras pessoas. Além disso, links de veículos relevantes sobre o assunto serão listados logo abaixo, como forma de ajudar o leitor a saber mais sobre ele e ter acesso a informações seguras.

Novo botão do Facebook que exibe mais informações sobre o veículo que publicou a notícia (Foto: Gabrielle Lancellotti/TechTudo)

Apesar dos testes estarem apenas no começo, há controvérsias sobre a sua eficiência. De acordo com o site TechCrunch, ao ser questionado sobre a confiabilidade do conteúdo disponível na Wikipédia, um representante da rede social respondeu que "é raro haver vandalismo na Wikipédia e eventos infelizes são normalmente resolvidos com rapidez".

Sobre a possibilidade da ferramenta prejudicar alguns perfis, a empresa garante que a maior parte das páginas não verá mudanças significati

... vas no modo como seu material é distribuído no feed, mas sinalizou que os criadores de conteúdo devem seguir boas práticas de publicação e postar histórias relevantes e informativas.

A guerra do Facebook contra fake news não vem de hoje. Dentre as providências tomadas anteriormente, estão o bloqueio de anúncios para perfis que publicam esse tipo de conteúdo e a medida que impede a mundança de títulos, fotos e descrições de links para páginas não classificadas como de veículos de mídia.

Via de Facebook e TechCrunch.

Qual a sua rede social favorita? Opine no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo