No Windows 10 é possível desinstalar aplicativos direito do menu Iniciar, sem precisar abrir as configurações do sistema. Apesar da facilidade, isso pode permitir a remoção de apps acidentalmente por usuários sem experiência. Para evitar que isso aconteça, o sistema da Microsoft tem uma configuração que impede que apps e programas sejam desinstalados.

Veja, no tutorial a seguir, como bloquear a remoção de aplicativos em PCs com Windows. A dica é útil para quem administra um computador compartilhado e quer evitar que apps sejam removidos do computador sem autorização do responsável pela máquina. O passo a passo também vale para as versões anteriores do sistema.

Veja como impedir a desinstalação de aplicativos no Windows 10 (Foto: Luana Marfim/TechTudo)

Passo 1. Pressione "Windows + R" para abrir o "Executar" e entre com o comando "gpedit.msc" (sem as aspas);

... 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">

Entre com o comando no Executar (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 2. Na lateral esquerda da janela, abra "Configuração do Usuário", "Modelos Administrativos" e "Menu Iniciar e Barra de Tarefas". À direita, dê um duplo clique sobre "Impedir que os usuários desinstalem aplicativos de Iniciar";

Abra a opção indicada (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 3. Por fim, marque a opção "Habilitado" e pressione "OK";

Impedindo que apps sejam removidos do PC (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 4. Dessa forma, a opção de desinstalar os programas não estará disponível. Em vez disso, a mensagem "Algumas configurações são gerenciadas pela sua organização" será exibida.

Botão para desinstalar app será desativado (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Pronto! Aproveite a dica para evitar que pessoas não autorizadas desinstalem programas do seu computador.

Qual o melhor Windows de todos os tempos? Opine no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo