Ao tentar resolver problemas no seu computador, ou instalar novos componentes, voc? j? deve ter ouvido falar em ?acessar a BIOS?, ou acessar o setup. Nesse caso, o setup ? a interface gr?fica pela qual um usu?rio pode acessar recursos que est?o dispon?veis na BIOS do computador; entenda melhor.

Saiba o que ? a BIOS

Para que serve?

Voc? pode usar o setup para escolher a ordem de inicializa??o, caso queira que seu computador d? boot por um dispositivo USB, ou por meio de DVD, por exemplo (Foto: Reprodu??o/Computer Hardware Explained)

Basicamente, o setup ? um sistema operacional bem rudimentar, respons?vel por colocar o computador em funcionamento assim que voc? liga a m?quina. ? esse sistema que confere os dispositivos instalados para saber se h? mem?ria no PC, se o processador est? sendo mantido em temperaturas seguras, se os discos r?gidos est?o funcionando e prontos para carregar o sistema operacional.

Dentro desse sistema, o usu?rio tem acesso a recursos mais avan?ados do funcionamento do computador. ? poss?vel, por exemplo, realizar procedimentos de overclock, em que a m?quina ? acelerada para funcionar al?m das velocidades padr?es. Ou configurar RAID para compartilhamento de discos r?gidos, alterar data do sistema e configurar a ordem de boot (inicializa??o) do sistema.

Tipos de setup

At? poucos anos atr?s, toda vez que voc? acessava o setup da BIOS do computador era recebido por uma interface muito simples, em tela azul e que admitia apenas navega??o pelo teclado. Isso acontecia porque chips que abrigavam os setups tinham pouco espa?o para que o sistema fosse melhor resolvido.

Exemplo de setup de uma BIOS UEFI da Gigabyte com interface mais extravagante (Foto: Reprodu??o/GigaByte)

Atualmente, muitos computadores saem de f?brica com um novo tipo de BIOS, a UEFI. Nesse modelo, h? possibilidade de interfaces gr?ficas mais naveg?veis, que chegam a admitir navega??o com mouse e tela de sens?vel ao toque.

O setup pode ser atualizado?

Como o sistema que habita a BIOS ? respons?vel por monitorar o funcionamento do computador, os fabricantes costumam lan?ar de tempos em tempos atualiza??es de BIOS que aprimoram o funcionamento do sistema, corrigem bugs, ou adicionam suporte a novos dispositivos, como placas de v?deo, mem?rias e at? processadores.

BIOS da Asus traz informa??es sobre o PC, economia de energia, al?m de v?rios recursos (Foto: Reprodu??o/Asus)

Atualizar a BIOS ? sempre uma medida bem vinda, mas requer muita aten??o. Cada fabricante de notebook (em desktops, o respons?vel pela BIOS ? o fabricante da placa-m?e) lan?a plataformas de atualiza??o do setup espec?ficas.

...

Para atualizar a sua, certifique-se de ler com muita aten??o o procedimento. Uma queda de energia ou uma atualiza??o interrompida pode simplesmente destruir a BIOS: o computador n?o ser? mais capaz de inicializar o sistema operacional e a ?nica solu??o ? trocar toda a placa-m?e.

Como acesso o setup do meu computador?

Via de regra, voc? s? pode ter acesso ? BIOS no processo de inicializa??o, naquelas primeiras telas que seu computador exibe quando voc? o liga. O processo de acesso ao setup varia de fabricante a fabricante, mas a grande maioria costuma usar a tecla delete para entrar. Basta pression?-la na primeira tela que seu computador exibe para entrar no sistema. ? comum, tamb?m, o uso das teclas F11 e F12 em notebooks.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo