A Apple disponibilizou para desenvolvedores o iOS 11 Beta 5. A nova versão do sistema ainda em fase experimental trouxe novidades como o redesenho de ícones, mais opções para o widget de música na Central de Notificações e um modo fácil de excluir ou abrir notificações.

Anunciado na Worldwide Developers Conference (WWDC) 2017, o iOS 11 deve receber mais uma versão de testes antes de ser liberado gratuitamente para os dispositivos compatíveis. A expectativa é que o lançamento oficial do sistema aconteça em setembro, junto com o anúncio do novo iPhone. Nas linhas a seguir, saiba quais foram as alterações no Beta 5.

iOS 11 traz novidades na Central de Controle (Foto: Reprodução/Apple)

1. Ícones ganharam novo desenho

Botões como o da Câmera e de Ajustes estão de cara nova. A mudança, basicamente, mexeu com as cores de fundo para oferecer mais contraste e deixar os ícones mais chamativos. Houve, também, uma mudança nos ícones do aplicativo de previsão do tempo, que agora estão menores.

... 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">

Ícones do iOS Beta 4 e Beta 5 (Foto: Reprodução/PhoneArena)

2. Novo botão no widget de músicas na Central de Controle

Entre as funcionalidades trazidas pela Central de Controle do iOS 11 está um novo botão, que foi desenhado para dar play ou pausar uma música facilmente. Com a versão Beta 5, é possível mudar facilmente a saída de áudio entre outros dispositivos da Apple, como os AirPods, o próprio iPhone ou a Apple TV.

Central de Controle do iOS 11 Beta 5 permite alternar facilmente entre dispositivos ao ouvir músicas (Foto: Reprodução/Cult of Mac)

3. Barra de status vermelha em vez de azul durante gravação

Mais uma mudança é na cor da barra superior do smartphone quando ele estiver em uma gravação de áudio. Antes, a barra aparecia na cor azul, mais discreta, e agora ela passa a ser vermelha, o que deve chamar mais atenção para a função.

4. Nova maneira de abrir tela de multitarefa no iPad

Arrastando o dedo da parte inferior até o meio da tela do iPad, a tela multitarefa é ativada no iOS 11. O sistema para iPad também conta com um pequeno tutorial, que mostra as novas funções para navegar por aplicativos abertos, e ainda um explicativo sobre o novo dock, uma espécie de barra de tarefas que fica na parte inferior da tela.

iOS 11 traz novo dock de aplicações para iPad (Foto: Reprodução/Apple)

5. Tutorial sobre o Modo Retrato

Ao abrir a câmera, o dispositivo mostrará um pequeno tutorial de como usar o Modo Retrato, até então exclusivo para o iPhone 7 Plus. O recurso promete ajudar a usar a câmera dupla do celular para tirar fotos com qualidade profissional.

6. Mais uma opção de toque no FaceTime

Uma nova música foi adicionada entre as opções de toque do FaceTime.

7. Computadores confiáveis precisam ser autenticados

Para aumentar a segurança, marcar um computador como confiável agora requer autenticação ao conectar um iPad, iPod ou iPhone.

8. Live Photos podem ser capturadas no FaceTime

No iOS 11, os usuários poderão criar Live Photos a partir de uma chamada no FaceTime.

No iOS 11, Live Photos podem ser feitas a partir de chamada no FaceTime (Foto: Divulgação/Apple)

9. Facilidade ao abrir ou apagar notificações

Ao visualizar as notificações no iOS 11 Beta 5, é possível deslizar para a esquerda, para apagar o lembrete, ou para a direita, para ter acesso ao conteúdo.

10. Tutorial para a função SOS

Tocando rapidamente no botão "Ligar/Desligar" do dispositivo por cinco vezes seguidas, a chamada automática é ativada, oferecendo a opção de ligar para o número cadastrado pelo usuário como emergência. A novidade no iOS 11 Beta 5 é uma animação no aplicativo, que demonstra a utilização da funcionalidade.

Com informações do PhoneArena e Cult of Mac

Android ou iOS: qual é o melhor? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo