O WhatsApp Beta recebeu uma atualização para a versão 2.17.277 que trouxe suporte a atalhos no ícone do app para Android. Agora, ao pressionar a imagem do mensageiro na tela inicial do celular, o usuário tem acesso a funções como câmera, mensagens marcadas e nova conversa – recursos que tornam a experiência de chat mais rápida.

A nova ferramenta, que lembra o 3D Touch do iPhone (iOS), só funciona em celulares atualizados com Android 7, versão que está presente em apenas 11,5% de todos os smartphones Android no planeta. No entanto, é possível contornar essa limitação e simular a opção utilizando launchers que personalizam o telefone, como o Nova Launcher e o Action Launcher. Confira, neste tutorial do TechTudo, o passo a passo de como usar os atalhos inéditos do WhatsApp.

WhatsApp Beta ganha atalho de conversa e favoritos no Android (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

Passo 1. Para ter acesso aos ícones, o usuário deve assinar a versão beta do WhatsApp na Google Play Store. Basta acessar a página de download do aplicativo e entrar no programa de testadores. Confira como fazer isso em detalhes neste tutorial.

... mal content-photo">

Usuário precisa baixar WhatsApp beta para ter acesso a atalhos (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 2. Após atualizar a versão beta do WhatsApp, toque e segure sobre o ícone do app na tela inicial do Android.

WhatsApp mostra atalhos no ícone do aplicativo na tela inicial do Android 7 (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 3. Observe que um menu será aberto com as seguintes opções:

Câmera – Selecione este item para ir direto para a tela de captura de fotos e vídeos do WhatsApp. Ao fim, o usuário poderá adicionar texto, figurinhas e desenhar antes de enviar para um contato ou publicar no Status.

Usuário pode abrir câmera do WhatsApp diretamente da tela inicial do sistema (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Mensagens Marcadas – O WhatsApp permite que o usuário marque uma mensagem como favorita em uma conversa. Agora, com os atalhos de ícone, é possível acessá-las diretamente da tela inicial do sistema, sem ter que passar pela navegação interna do app.

Atalho no ícone do WhatsApp leva usuário para mensagens marcadas (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Nova conversa – Se quiser começar uma conversa com um contato, basta tocar nesta opção no atalho do ícone. O WhatsApp será aberto na tela de contatos para que o usuário selecione com quem bater papo.

WhatsApp permite começar uma nova conversa a partir da tela inicial do sistema (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 4. Se quiser fixar algum desses atalhos na tela inicial do Android, basta pressionar o dedo longamente sobre a opção desejada e arrastar para algum espaço vazio. Assim, sempre que quiser acessar aquela função, é só tocar no ícone correspondente a ela.

Usuário pode fixar atalho do WhatsApp na tela inicial do Android (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Pronto! Agora você já sabe como usar os novos atalhos do WhatsApp no Android 7.

Confira a seguir como emular a função em celulares com versões mais antigas do sistema. É importante frisar que, ao usar aplicativos externos, o recurso adicionado não é o nativo do mensageiro. Por isso, caso o WhatsApp atualize os atalhos com novas opções, os apps de launcher podem não reproduzi-las.

Como usar os atalhos no Android 5.1 ou mais recente

Caso ainda não possua no seu celular a versão mais recente do sistema do Google, o Action Launcher é um aplicativo gratuito que traz algumas funcionalidades para aparelhos antigos. A ativação do recurso é automática, basta baixar o app no TechTudo Downloads. Veja como personalizar os atalhos do WhatsApp a seguir:

Passo 1. Após baixar e fazer a configuração inicial do Action Launcher, abra as configurações do aplicativo.

Passo 2. Clique em “Ícones e atalhos de Apps”.

Abra a Action Launcher para editar atalhos de ícones do Android (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 3. Em "Indicadores de ícones", selecione a opção “Clássico” para saber quando algum aplicativo possui a função de atalhos de ícone.

Passo 4. Role a página e decida em “App shortcuts style” como deseja que o app exiba o menu suspenso.

Action Launcher permite que usuário configure como atalhos do WhatsApp aparecerão na tela (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 5. Após fazer a configuração, basta seguir o passo a passo mostrado na primeira parte desse tuorial.

Agora você já sabe como usar o atalho do WhatsApp em celulares com Android antigo. Caso o Action Launcher não funcione, procure outras alternativas, como o Nova Launcher.

Dicas de WhatsApp: quais são as melhores funções escondidas do app? Opine no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo