Se o seu iPhone for roubado ou furtado, é preciso ter muita cautela antes de clicar em e-mail ou SMS com o nome do serviço Find My iPhone, da Apple. Criminosos estão usando o título da empresa para aplicar golpes de phishing no Brasil, a fim de descobrir o login e a senha do Apple ID das vítimas.

Com os dados do serviço em mãos, é possível acessar todas as informações armazenadas no iCloud do usuário, como fotos, mensagens e anotações. Os bandidos podem, principalmente, desativar o Buscar iPhone – app que localiza o celular iOS e permite o seu bloqueio remoto para dificultar a venda no mercado ilegal.

iPhone roubado ou furtado: criminosos aplicam golpes para roubar Apple ID (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

Os e-mails e mensagens de texto levam o usuário a um site falso que apresenta uma tela de login do Apple ID. A cópia mal-intencionada surpreende pela semelhança com a página oficial da fabricante do iPhone 7 e 7 Plus. Apesar disso, procurada pelo TechTudo, a Apple não se pronunciou sobre o golpe até o fechamento desta matéria. Veja, nas linhas a seguir, como os criminosos agem e como se proteger caso roubem ou furtem o seu celular com iOS.

O que é Find My iPhone e Apple ID?

O Find My iPhone (Buscar iPhone, em português) é um serviço que permite localizar o dispositivo da Apple (iPhone, iPad

... , iPod ou MacBook) onde quer que ele esteja, caso se conecte à Internet. Com o aplicativo, é possível enviar alertas para avisar que o smartphone foi perdido; bloquear o aparelho; e até apagar as informações armazenadas no celular, de maneira remota.

E-mail verdadeiro do Find My iPhone, app que localiza o iPhone perdido ou roubado (Foto: Reprodução/Anna Kellen Bull)

Se o modo perdido for ativado no telefone, o app envia um e-mail para o dono do celular com a localização exata do dispositivo. O Buscar iPhone só pode ser utilizado ou desativado se o usuário souber as informações do Apple ID vinculado ao smartphone. Por isso, as credenciais do Apple ID da vítima são importantíssimas para os criminosos: sem o login e a senha do serviço, não é possível desbloquear o aparelho para a sua possível utilização ou revenda no mercado ilegal.

E-mail e SMS falsos do Find My iPhone

O e-mail falso surpreende pela semelhança com a comunicação oficial da Apple. Um mapa fictício informa que seu iPhone foi localizado em uma rua simulada e traz a opção de visualizar o local. Os bandidos usam a marca da Apple de forma quase idêntica ao e-mail original, com o ícone do iCloud e, inclusive, o endereço americano da companhia de Cupertino. Os usuários mais desavisados clicam para ver a localização do celular roubado e são redirecionados a um site com a tela de login do Apple ID.

Site falso é uma cópia da página oficial de login do Apple ID (Foto: Reprodução/Anna Kellen Bull)

Novamente, os detalhes da página são muito parecidos com o link original da Apple. Ao colocar suas informações, o mais provável é que os criminosos tenham acesso a todos os dados do usuário. A mensagem de texto, por outro lado, não tem o mesmo cuidado visual: o SMS possui erros ortográficos, além de uma formatação duvidável.

Como identificar o verdadeiro?

Para detectar o e-mail verdadeiro de localização do Find My iPhone, é importante reparar nos mínimos detalhes. Em primeiro lugar, o endereço de e-mail original da Apple: [email protected]. Outra diferença notável é que o serviço oficial mostra o nome dado ao seu iPhone, enquanto o falsificado não exibe essa informação específica.

E-mail falso usa o nome da Apple para aplicar golpes (Foto: Reprodução/Anna Kellen Bull)

Um truque que também pode ajudar é visualizar o endereço do site pelo navegador do PC previamente, ou seja, sem clicar e cair na armadilha. Para isso, basta abrir a mensagem no computador e "passar o mouse" em cima dos links azuis que estão localizados no canto inferior, conforme mostra a imagem acima. Os e-mails verdadeiros são compostos por páginas iniciadas em https://www.apple.com. Os criminosos, por outro lado, têm links suspeitos que não começam com o nome da companhia.

Se a dúvida persistir, uma dica valiosa é não clicar em sites enviados por e-mail ou por outros meios de comunicação. O usuário pode entrar pela página oficial do iCloud (https://www.icloud.com) assim que quiser buscar o dispositivo perdido.

A Apple não envia comunicados sobre a localização do Find My iPhone por SMS. Portanto, não é recomendável clicar em páginas enviadas por mensagens de texto em hipótese alguma.

Criminosos aplicam golpes por meio de SMS falsa para roubar Apple ID de iPhone roubado (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

Meu iPhone foi roubado. O que fazer?

É possível rastrear um iPhone roubado ou perdido por meio do seu iCloud, usando o Apple ID. Nesta mesma ferramenta, o dono do dispositivo pode fazer outras ações, como Tocar Som, usar o Modo Perdido e Apagar o iPhone. Outra alternativa é ligar para a sua operadora imediatamente e bloquear o celular pelo IMEI.

Se você não lembra o código do aparelho e nem possui a caixa, veja como descobrir o IMEI de um iPhone remotamente por meio do Apple ID. Está preocupado em perder seus dados? Saiba como restaurar fotos de um iPhone perdido ou roubado neste tutorial.

É possível desbloquear um iPhone bloqueado pelo iCloud? Descubra no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo