A partir de agora, o Google Street View passa a oferecer a Estação Espacial Internacional (ISS) entre os pontos de interesse que podem ser visitados. Por meio da ferramenta do Google, é possível conhecer o interior da estação que orbita a Terra desde 1998 a uma distância média de 400 quilômetros da superfície. As fotos apresentadas no Street View foram tiradas por Thomas Pesquet, astronauta francês que passou seis meses trabalhando na Estação Espacial Internacional. A ISS é o primeiro ponto fora da superfície da Terra acessível via Google Street View.

Usuários podem percorrer todos os ambientes da estação espacial (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Gravidade zero

Dadas as condições especiais do ambiente em microgravidade, o Google e a Nasa desenvolveram um método que usou uma câmera flutuante para realizar imagens. Entre as vantagens, a técnica permite fotos e ambientes criados em 360 graus reais: não há distorções, não importa o ângulo para o qual você aponte.

... wBDAAMCAgMCAgMDAwMEAwMEBQgFBQQEBQoHBwYIDAoMDAsKCwsNDhIQDQ4RDgsLEBYQERMUFRUVDA8XGBYUGBIUFRT/2wBDAQMEBAUEBQkFBQkUDQsNFBQUFBQUFBQUFBQUFBQUFBQUFBQUFBQUFBQUFBQUFBQUFBQUFBQUFBQUFBQUFBQUFBT/wgARCAAPABkDASIAAhEBAxEB/8QAFwAAAwEAAAAAAAAAAAAAAAAAAwQGBf/EABYBAQEBAAAAAAAAAAAAAAAAAAEDBP/aAAwDAQACEAMQAAABqsBgAskmUs9//8QAHRAAAgEEAwAAAAAAAAAAAAAAAwQCAAEFFRESE//aAAgBAQABBQIcRgKRyTAl2el9wCsmx4s7jFrRJlAGjyhX/8QAGBEBAAMBAAAAAAAAAAAAAAAAAQACESL/2gAIAQMBAT8BcQJStM6Z/8QAGhEAAgMBAQAAAAAAAAAAAAAAAQMAAiIRMf/aAAgBAgEBPwFeLEkexlmdyJ//xAAoEAACAQMBBQkAAAAAAAAAAAABAhEAAxJBBBMjMVEhIjJTYXGBkeH/2gAIAQEABj8C2hJvNyIzusYn5q46ysaJdNdu8KqIPfJkx71y2j7/AGuHdVsrcZCevrW6LuCp8vXrSTOLE8TWvFcr/8QAHhAAAgICAgMAAAAAAAAAAAAAAREAITFBUfFxoeH/2gAIAQEAAT8hIwgFjwClpbj84yKEkDIuvEM9aWYzO+E7BJBsnBtqMBdmJsh9jqSvO4rJlWCYkB+nOt+T/9oADAMBAAIAAwAAABDnH//EABgRAQEBAQEAAAAAAAAAAAAAABEBACGB/9oACAEDAQE/ELWdi6EH4u//xAAaEQACAgMAAAAAAAAAAAAAAAABEQAhMXGh/9oACAECAQE/EHbARPuYLXI2p//EAB0QAQACAgMBAQAAAAAAAAAAAAEAESExQVFhkfH/2gAIAQEAAT8QfajsF2cAreaIYzzPcURfTk5PYiVfR3jhpySqGjxko7uQ+Ontk61aQRfbZoBpKPwvUbEYNwQlqICiJmjz8NH/2Q==">

Ambientes contam com pontos de interesse que apresentam curiosidades e informações sobre a ISS (Foto: Divulgação/Google)

Falando sobre a experiência de ser astronauta, e fotógrafo do Street View, Pesquet explica que o processo de coleta das imagens foi desafiador, dada a profusão de fios e de superfícies cheias de equipamentos na ISS. O próprio processo de fotografia usou câmeras DSLR comuns já à bordo em lugar dos kits usados pelas equipes do Street View nas operações realizadas na superfície como o Trekker.

Informações sobre a Estação Espacial Internacional estão distribuídas em todos os módulos (Foto: Divulgação/Google)

Segundo o astronauta, a ele coube tirar as fotos e enviá-las de volta para a Terra. Na superfície, o Google cuidou do processo de reuni-las de para recriar os ambientes da estação, em um giro 360 para todas as direções.

Estação Espacial Internacional passa a integrar a lista de locais inusitados disponíveis no Street View (Foto: Divulgação/Google)

Outro detalhe interessante sobre a Estação Internacional Espacial no Google Street View é a inclusão de curiosidades e dados técnicos para que os visitantes conheçam mais a respeito da ISS enquanto visualizam os ambientes em que os astronautas trabalham e conduzem seus estudos. Um vídeo com detalhes do processo de gravação estão diponível no YouTube (youtube.com/watch) e você pode acessar as imagens feitas dentro da cabin especial na seção dedicada do Google Street View (google.com/streetview/international-space-station).

Qual local você gostaria de ver no Google Street View? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo