Facebook para Jornalismo é um projeto, lançado em janeiro, para criar laços mais fortes entre a rede social e a indústria de notícias — já que a plataforma é um espaço virtual que as pessoas usam para discutir e compartilhar diversos assuntos como, por exemplo, as reportagens sobre o dia a dia, publicadas pelos mais variados jornais de todo o mundo.

Na última quinta-feira (20), Campbell Brown, diretora de Parcerias de Mídia do Facebook, em post no blog da plataforma (newsroom.fb.com/news), contou os principais resultados de conversas com 2.600 veículos de mídia em todo o mundo e, também, sobre os progressos do projeto durante esses últimos seis meses.

A intenção, segundo a executiva, é criar um diálogo sobre como os veículos de mídia usam a rede social e como a plataforma pode apoiar as suas necessidades. "Nós também estamos trabalhando para explicar melhor como funcionam nossos produtos, entre eles o Feed de Notícias e o Instant Articles, para que os veículos de mídia compreendam como obter mais valor a partir deles", afirma Brown.

A iniciativa tem foco em três pilares: desenvolvimento colaborativo de novos produtos, treinamento e ferramentas para jornalistas e treinamento e ferramentas para uma comunidade mais informada.

A partir disso, algumas melhorias foram feitas:

1. Desenvolvimento de novos produtos

Upgrade nos Instant Articles

O Instant Articles (ou Artigos Instantâneos), um formato de post com carregamento mais rápido em celulares e tablets, ganhou:

  • Botões de Call to Action: para que pessoas possam se inscrever para receber boletins de notícia e curtam Páginas de jornais — uma estratégia para fidelizar o leitor. Alguns veículos de imprensa já estão testando a oferta de free trials do seu conteúdo, além do uso de campanhas para incentivar o download de seus aplicativos
  • Publicações Simultâneas no Google AMP e, em breve, na Apple News usando o Instant Articles SDK
  • Mais chances de monetização com uma densidade de anúncios mais flexível
  • Novos anúncios na parte de Artigos Relacionados

Segundo uma análise do Facebook, o formato Instant Article paga mais de US$1 milhão por dia para organizações de mídia via Facebook Audience Network e, nesses últimos 6 meses, a receita gerada por cada 1 mil visualizações a partir do Facebook Audience Network em Instant Articles aumentou mais de 50%.

Para que os jornais que já utilizam esse formato de publicação possam avaliar a performance de seus artigos, a plataforma de Mark Zuckerberg anunciou uma ferramenta (newsroom.fb.com/news) para medir a maneira como seus artigos estão performando no Facebook, em comparação aos equivalentes de web móvel.

Assinaturas dentro do Instant Article

Uma ferramenta para assinaturas dentro do Instant Articles está em fase inicial de desenvolvimento e os primeiros testes estão planejados para o fim do ano com um pequeno grupo de parceiros da iniciativa — já que modelos de assinatura estão sendo tratados como prioridade nessa questão.

Anúncios em vídeos

Por meio do Audience Network, é possível gerar receita ao adicionar anúncios em vídeos in-stream de seus próprios sites e aplicativos. Os Ad Breaks – recurso que insere intervalos de, no máximo, 20 segundos, sendo 15 de duração e cinco de transição – para anúncios durante transmissões de vídeos sob demanda já estão em fase de testes em 10 países. Esses testes também foram expandidos para as transmissões ao vivo atráves da API do Facebook Live.

Gerenciador de direitos

O Gerenciador de direitos — ferramenta que ajuda os veículos a gerenciar e proteger seus vídeos na rede social — tornou-ser mais intuitivo e permite que regras automatizadas sejam estabelecidas.

Conteúdo de Marca

O Branded Content recebeu três atualizações:

... l>
  • Mais Páginas para compartilhar conteúdo de marca no Facebook foram habilitadas
  • A política de diretrizes de execução da rede social foi simplificada
  • A tag de conteúdo de marca para incluir a palavra “Patrocinado” no post foi atualizada. Além disso, opções alternativas para as tags “Com” e “Patrocinado” estão sendo testadas.
  • Notícias locais

    Em maio o Facebook começou a testar três funções para aproximar usuários da plataforma de notícias locais. A rede social passou a conectar pessoas a grupos de uma mesma cidade e, por sua vez, a novidades que acontecem ao redor. A ideia é encorajar o consumo de conteúdo local para gerar maior conexão com a comunidade.

    2. Ferramentas e Treinamentos para Jornalistas

    Treinamentos e parcerias

    Desde o lançamento do projeto em janeiro, o Facebook investiu em 15 eventos de treinamento de produtos, com sessões de feedback, apresentação de parceios e atendimento individual para jornalistas e representantes de companhias midiáticas.

    Esses encontros aconteceram em Dallas, Atlanta, Denver, Chicago, Seattle, San Diego, Nova Déli, Hyderabad, Manchester, Milão, Edimburgo, Manila, Jacarta, Cidade do México e Buenos Aires. Outros 15 eventos estão planejados para os próximos seis meses.

    A plataforma também lançou o Certificado do Facebook para Jornalistas (facebook.com/journalists), e uma página com dicas de segurança para esses profissionais (facebook.com/security). Além de firmar parcerias com o Knight-Lenfest Institute e a First Draft Network.

    Ferramentas

    Desde a aquisição da ferramenta CrowdTangle — usada para rastrear a difusão de conteúdo na internet, obtendo medidas de performance —, o Facebook a tornou gratuita para veículos e escolas de jornalismo, com o intuito de ajudar parceiros a obter os dados necessários. A plataforma está crescendo em mercados como Índia e Brasil, e agora está sendo usada em mais de mil redações locais.

    O CrowdTangle lançou várias atualizações de produtos para a ferramenta, incluindo:

    • CrowdTangle Intelligence: pensado para dar aos veículos uma forma ágil de olhar as tendências de longo prazo no Facebook, Instagram, Twitter e Reddit
    • Uma parceria com o Reddit para oferecer um jeito rápido de monitorar histórias que se destacam no Reddit, bem como acompanhar as comunidades e as discussões relevantes para o seu trabalho.
    • Adição de métricas de visualização para Facebook e Instagram

    3) Por uma comunidade informada

    Além de melhorias nos produtos e parcerias, foram feitos esforços para combater a propagação de notícias falsas para gerar uma comunidade informada:

    • Interromper os incentivos econômicos, já que, geralmente, notícias falsas têm uma motivação financeira
    • Redução de posts e anúncios no Feed de Notícias que se associam a páginas de baixa qualidade na internet
    • Para que usuários da plataforma vejam histórias mais informativas, foram feitas atualizações de classificação para identificar e reduzir a distribuição de notícias falsas, títulos caça-clíque e conteúdo sensacionalista, além de links de baixa qualidade no Feed de Notícias
    • Testes de exibição de Artigos Relacionados a uma história no Feed de Notícias, para dar às pessoas mais opções de leituras e diferentes abordagens de um conteúdo
    • Testes de diferentes formas de alguém denunciar uma história falsa no Facebook e ajudar a combater as notícias falsas de maneira global
    • Exploração de um posicionamento da marca dos veículos no Feed de Notícias, como foco para os próximos meses

    Facebook não abre no PC, o que fazer? Troque dicas no Fórum do TechTudo.

    Via Facebook



    >>> Veja o artigo completo no TechTudo