Segunda-Feira, 12 de Abril de 2021

O campeonato de Counter-Strike: Global Offensive PGL Major Cracóvia, é realizado entre os dias 16 e 23 de julho e conta com duas equipes brasileiras: Immortals e SK Gaming. Os times disputam a premiação de US$ 1 milhão, ao longo dos dias do torneio e a partir de fases eliminatórias. Mas, antes de participar da competição, as duas organizações passaram por fatos curiosos e reuniram peculiaridades sobre seu desenvolvimento, fãs e até amigos famosos. Sabe quais são? Acompanhe abaixo:

Não exatamente brasileiros...

Os fãs, e quase todo mundo do meio do esporte eletrônico, consideram Immortals e SK Gaming como equipes nacionais. A verdade é que os dois são times de outros países, por conta de seus principais donos e investidores. A Immortals é norte-americana, enquanto a SK é alemã.

Immortals e SK Gaming representam o Brasil com seus jogadores (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Porém, as duas equipes são compostas por membros brasileiros quase que em sua totalidade. Todos os jogadores dos dois lados representam a “camisa verde e amarela”, incluindo o famoso Gabriel "FalleN" Toledo, pelo lado da SK Gaming, além de treinadores e diretores.

Linkin Park no CS

E por falar em donos, a banda de rock Linkin Park é um dos donos do Immortals, por meio da companhia Machine Shop co., também conhecida como “Linkin Park Inc.�

... �, que é uma das principais investidoras da equipe.

A banda Linkin Park investe em esports (Foto: Divulgação/Linkin Park)

Mas a banda divide a posição de donos da equipe com outros investidores, como o time de basquete norte-americano Memphis Grizzlies, participante da liga NBA. A SK também tem alguns patrocinadores, mas não investidores donos, bem curiosos, como a Toshiba e a Kingston.

Amigos do Neymar

Neymar Jr., jogador brasileiro de futebol e uma das maiores lendas do esporte na atualidade, é grande fã de Counter-Strike. O craque é também amigo de uma das duas equipes, a SK Gaming. Marcelo ''coldzera'' David e FalleN estavam presentes, juntamente com Epitácio "TACO" Pessoa e Fernando "fer" Alvarenga.

Neymar ao lado de FalleN (Foto: Divulgação/Neymar Jr.)

No final de 2016, Neymar encontrou-se com a equipe no Rio de Janeiro, onde também estava presente o surfista Gabriel Medina, dentro da mansão do craque de futebol. Lá, bateram papo e, claro, jogaram “CS”. Já em janeiro de 2017, Neymar publicou em seu Instagram uma torcida por FalleN e pela SK Gaming, durante o torneio Eleague.

Outros jogos

Tanto SK Gaming, quanto Immortals, não possuem apenas equipes de Counter-Strike: Global Offensive. A SK é conhecida ainda por ter equipes em Hearthstone, jogo de cartas da Blizzard, Vainglory, um “Moba” para celulares, e League of Legends.

Vainglory é um jogo de multiplayer online de ex-funcionários da Riot Games (Foto: Divulgação/Super Evil Megacorp)

Já a Immortals é um pouco mais diversificada e, além de Counter-Strike: Global Offensive e Vainglory, tem ainda equipes profissionais de League of Legends e Overwatch, e jogadores que representam a equipe no cenário competitivo de Super Smash Bros., da Nintendo.

Respeite os mais velhos

Apesar de os dois times terem grandes nomes e histórias, a SK Gaming tem mais estrada. A equipe de FalleN nasceu em 1997, com o clássico game de tiro Quake, da id Software, na Alemanha. Um pequeno grupo de jogadores e entusiastas formou o time, a partir de seu clã.

A SK Gaming tem mais tempo de estrada (Foto: Divulgação/SK Gaming)

A Immortals é mais recente e surgiu em 2015, para competir principalmente em League of Legends. Com o tempo, a organização expandiu para outros títulos, entre eles Counter-Strike Global Offensive.

Maiores conquistas

Os dois times somam conquistas sem precedentes ao longo de sua história, mas é inegável que a SK Gaming rendeu mais frutos positivos em quase todos os torneios que participou com Counter-Strike, seja Global Offensive ou a versão 1.6.

Counter-Strike Global Offensive (Foto: Divulgação/Valve)

Entre os principais torneios, a SK ficou em primeiro lugar no ESL One: Cologne de 2017, no Intel Extreme Masters XII do mesmo ano e em segunda colocação no DreamHack Masters, em Las Vegas, também no mesmo período. Já a Immortals tem como destaque a primeira colocação no Northern Arena 2016, no Canadá, e também no DreamHack Summer, do mesmo ano, na Suécia.

O mais famoso

Entre todos os jogadores, dos dois times, o mais famoso da atualidade é FalleN. Ele joga como “Awper”, ou seja, especializado na arma AWP, rifle de longo alcance e já foi eleito o profissional mais influente dos esports no Brasil, em 2015. FalleN comanda ainda uma organização de CS: Global Offensive, que disputa torneios e ensina novos jogadores.

FalleN é destaque na SK (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Antes da SK Gaming, FalleN fez história na equipe Luminosity Gaming, ao lado de outros colegas brasileiros, onde fez história e deu ao país um título mundial, após 10 anos – no Major League Gaming Columbus, de 2016. Na ocasião, o time levou a premiação de US$ 500 mil, contra a Natus Vincere.

Outros nomes

Há outros nomes de destaque no cenário, principalmente na SK Gaming, que inclui ainda coldzera, considerado um dos melhores jogadores da atualidade e também na posição de Awper. Assim como FalleN, coldzera estava presente na vitória da Luminosity contra a Natus Vincere, no MLG Columbus, de 2016.

Coldzera é outro destaque na equipe (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Fernando "Fer" Alvarenga, Epitácio "TACO" de Melo e João "Felps" Vasconcellos complementam a escalação da SK Gaming. Já a Immortals conta com Henrique "HEN1" Teles, Vito "kNg" Giuseppe, Lucas "LUCAS1" Teles, Ricardo "boltz" Prass e Lucas "steel" Lopez na escalação.

Qual o melhor FPS grátis online? Comente no Fórum do TechTudo!



>>> Veja o artigo completo no TechTudo