O Combat Arms é um popular jogo de tiro FPS para PC no qual usuários podem escolher quais armas levarão para o campo de batalha. Entre os armamentos, há os poderosos rifles de precisão sniper, desbloqueados após poucas partidas. No entanto, não é tão fácil tornar-se o melhor jogador com a arma, pois é preciso bastante prática e dedicação. A seguir, confira algumas dicas e truques para aprender a mandar bem de sniper em Combat Arms.

Tipos de tiro

Em Combat Arms há basicamente quatro tipos de tiro sniper: o básico, o drag scope, o quick scope e o no scope. O básico trata-se de apenas armar sua mira e esperar alguém passar por ela, também chamado de "Wait Shot". O drag scope vem da palavra "arrastar" em inglês e refere-se a tiros em que você precisa arrastar a mira para acertar seu alvo.

Domine os várips tipos de tiro com sniper e se torne um melhor jogador em Combat Arms (Foto: Reprodução/Rafael Monteiro)

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

O quick scope é o mais difícil, pois é um tiro em que você utiliza a mira e automaticamente atira, sem precisar ajustá-la antes como acontece no drag scope. Por fim, o no scope é um tiro realizado sem o auxílio da mira, normalmente voltado para confrontos de curta distância. Veja mais detalhes sobre cada um deles.

Wait Shot

Sem maiores mistérios, um "Wait Shot" consiste em apenas deixar sua mira em um local movimentado – como um corredor pelo qual os inimigos precisem passar – e esperar que eles entrem no seu alcance. É preciso

... ter bons reflexos para atirar e a prática é geralmente malvista em FPS, chamada de "camping". Como Combat Arms é um jogo bastante movimentado, ficar parado em um só local não costuma ser uma boa estratégia.

Esperar que alguém entre em sua mira é um jeito fácil de matar inimigos em Combat Arms, porém malvisto (Foto: Reprodução/Rafael Monteiro)

Drag Scope

Este é o tipo de tiro mais comum para um sniper em Combat Arms: usar sua mira, levá-la ao alvo rapidamente e atirar. Toda a questão é como ficar bom nisso. Normalmente usuários utilizam um método para praticar que envolve disparar contra o cenário. Escolha um objeto estático como alvo, arme sua mira longe dele, arraste-a e atire.

Em Combat Arms um drag scope é quando você precisa levar sua mira até o alvo (Foto: Reprodução/Rafael Monteiro)

O segredo está em costumar sua coordenação olho-mão para analisar a distância de um alvo em relação a sua mira instintivamente, algo que só pode ser obtido com muita prática. Comece ao disparar em alvos próximos e evolua para média e longa distância, sem esquecer que há dispersão de tiro quanto mais longe o alvo.

Quick Scope

Em um quick scope, o jogador apenas usa sua mira e atira, sem movimentá-la como no drag scope. Para alcançar esse nível é preciso ter consciência do ponto em que sua mira ocupará na tela no exato momento que você a usa. Um dos truques que alguns usuários utilizam para treinar é colocar algo pequeno no centro do monitor como um pedaço de papel até se acostumarem com o ponto exato.

Um pedaço de papel pode marcar o local da mira em Combat Arms pra treinar (Foto: Reprodução/Rafael Monteiro)

No Scope

Como o próprio nome diz, um tiro No Scope é um disparo dado sem o uso da mira. Devido a sua imprecisão, ele acaba útil apenas como um último recurso quando o inimigo já está bem próximo de você. A taxa de dispersão de um tiro é grande, então mesmo vários tiros dados à queima-roupa podem não ser suficientes para acertar o alvo.

A dispersão do rifle sniper de Combat Arms é alta sem a mira, o que o torna difícil de usar em combates próximos (Foto: Reprodução/Rafael Monteiro)

Antecipe o movimento dos adversários

Desenvolver o hábito de prever para onde seus adversários vão garante alguns tiros certeiros pelo mapa. Em vez de apenas seguir seus movimentos com a mira o tempo todo, pergunte-se onde eles pretendem ir e antecipe-se. Se um jogador vai em direção a uma escada, mire no final dela, se ele entra em um túnel, mire na saída e assim por diante.

Acostume-se a prever o movimento de seus inimigos para interceptá-los com mais facilidade em Combat Arms (Foto: Reprodução/Rafael Monteiro)

Atire primeiro

Muitos jogadores têm uma impressão incorreta que precisam ter um tiro "perfeito" e deixar a mira parada sobre um alvo antes de atirar. Você não precisa parar de mover sua mira, basta que no momento que puxar o gatilho o alvo esteja sob ela, mesmo que ela ainda esteja em movimento. Para garantir que sua mira está sobre o inimigo repare o momento em que o nome dele aparece.

Em Combat Arms assim que o nome de seu adversário aparecer, efetue o disparo (Foto: Reprodução/Rafael Monteiro)

Use o cenário

Em mapas com locais para se esconder, como Dark Forest, é essencial utilizar o cenário para dificultar sua detecção. A vegetação fechada ou outros obstáculos atrás dos quais você possa se esconder ajudam a se manter vivo por alguns instantes a mais para abater seu adversário. Porém, mesmo escondido e virtualmente indetectável, você nunca está completamente seguro, pois seu nome ainda aparece quando uma mira adversária passa pelo seu personagem.

O cenário pode esconder você por uns instantes em Combat Arms, mas outros usuários ainda veem seu nome quando a mira passa por você (Foto: Reprodução/Rafael Monteiro)

Abaixar para atirar?

É de conhecimento geral dos jogadores que abaixar-se com o botão Ctrl permite aumentar a precisão de seus disparos, mas o ganho efetivo disso é bastante questionável. Isso porque ter um tiro um pouco mais preciso não é tão valioso quanto tornar-se um alvo móvel ao andar e pular para sobreviver contra seus inimigos, portanto dê preferência a manter-se ativo.

Abaixar para ganhar precisão nos tiros em Combat Arms não costuma ser uma boa estratégia (Foto: Reprodução/Rafael Monteiro)

Treine em salas somente Sniper

Entre as opções das partidas de Combat Arms está a possibilidade de jogar uma disputa apenas com rifles sniper, o que centraliza seu treinamento em como usar o rifle e reagir a outros snipers. Essas salas são identificadas por um ícone de mira e a palavra "somente". No entanto, essa opção pode ser difícil para iniciantes, por isso utilize para treino intermediário ou avançado.

Há salas dedicadas apenas a partidas de sniper em Combat Arms, porém elas podem ser bem difíceis (Foto: Reprodução/Rafael Monteiro)

Qual é o melhor jogo de FPS online gratuito? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo