O YouTube ganhou um chat próprio para compartilhar conteúdos com amigos, seja individualmente ou em grupo. Agora não é mais preciso enviar vídeos do app do Google para outras pessoas pelo WhatsApp. A expectativa é de que, em breve, a função chegue a todos os celulares Android e iPhones (iOS) na América Latina.

Como a maioria dos chats, o do YouTube também requer que o usuário adicione os amigos. No tutorial abaixo, o TechTudo ensina como enviar convites e compartilhar vídeos na nova ferramenta de mensagens. Siga as dicas para mandar e receber conteúdos de forma ainda mais rápida.

Aprenda compartilhar vídeos do YouTube no chat do próprio app (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Passo 1. Quando estiver assistindo a um vídeo no YouTube, toque no botão "Compartilhar", identificado com uma seta curva. Os seus contatos que já têm canal no YouTube serão exibidos. Se a pessoa desejada estiver na lista, basta dar um toque sobre o nome para selecioná-la, digitar uma mensagem na parte inferior e clicar na setinha azul para mandar o vídeo. Se não, toque em "Adicionar contatos".

... e64,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">

Envio de vídeo do YouTube por chat do próprio app (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 2. Você pode adicionar contatos da agenda ou enviar seu link do YouTube por meio de outro app. Neste tutorial, escolhemos o link por incluir pessoas que não constam da agenda telefônica. Após tocar em "Enviar link de convite", clique em "Enviar convite".

Envio de link de convite para o chat do YouTube (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 3. Escolha o aplicativo pelo qual enviará o convite para o chat do YouTube e conclua a operação de acordo com o app.

Convite para adicionar no YouTube enviado pelo Facebook Messenger (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 4. Conforme seus pedidos forem aceitos, os contatos aparecerão em "Recentes". Após fazer o procedimento indicado no passo 1, basta selecionar as pessoas, escrever uma mensagem (se desejar) e enviar apertando a seta azul – observe que a mensagem informando sobre envio do pedido de contato não aparece mais. Para abrir a janela de chat, toque na aba "Compartilhados" e depois sobre o nome do amigo.

Aba de vídeos compartilhados no app do YouTube (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 5. Veja que o chat do YouTube é semelhante ao de outros mensageiros. Você pode enviar textos, adicionar vídeos diretamente da janela e curtir as mensagens recebidas tocando no ícone de coração.

Janela de chat do aplicativo do YouTube (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 6. Assim como no Facebook Messenger, as mensagens visualizadas são identificadas com o avatar de quem a viu. Você pode voltar à aba "Compartilhados" tocando na seta na parte superior do chat. Para adicionar contatos no YouTube a partir dali, clique no botão azul com um símbolo de "+" e um boneco.

Adição de contatos no YouTube pela aba de vídeos compartilhados (Foto: Reprodução/Raquel Freire)



>>> Veja o artigo completo no TechTudo