O aplicativo do Waze para iPhone (iOS) foi atualizado recentemente para permitir que o usuário grave a sua própria voz para usar nas instruções de navegação – em comandos como "siga em frente", "vire à direita" ou "vire à esquerda", além de indicações gerais. O recurso estava disponível desde maio, mas era exclusivo da versão do aplicativo para o sistema Android, do Google.

Se você já atualizou o app do Waze em seu iPhone, veja o tutorial a seguir e aprenda a usar a sua voz nos comandos de trânsito. Os passos foram feitos em um iPhone 6S, com o iOS 10, mas o procedimento é o mesmo nos demais modelos do celular da Apple.

Aprenda a gravar a suz voz para instruções de navegação do Waze no iPhone (Foto: Marvin Costa/TechTudo)

Passo 1. Acesse as configurações do Waze. Para isso, deslize a tela a partir da borda esquerda em direção ao centro da tela. No menu do app, toque sobre o ícone da engrenagem, no canto superior esquerdo.

... 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">

Acesse as configurações do Waze (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 2. Na tela de configurações, toque em "Instruções de voz" e, em seguida, em "Gravar nova voz".

Abra os ajustes de voz (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 3. Toque em "Entendi" para confirmar o alerta de segurança e, caso necessário, em "OK" para permitir que o Waze acesse o microfone do seu iPhone.

Confirme os alertas para continuar (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 4. Caso queira dar um nome às suas gravações, toque em "Nomear sua voz" e entre com o nome desejado. Futuramente, isso ajudará na identificação das gravações.

Identificando a nova gravação (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 5. Para gravar as mensagens, basta tocar sobre o botão com o círculo vermelho e falar a frase em negrito. Note que existe um tempo máximo para cada gravação.

Gravando um comando de voz (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 6. Quando terminar de gravar, você pode conferir o resultado tocando sobre o botão de play. Caso queira, é possível gravar a frase novamente. Quando estiver bom, toque em "Salvar".

Salvando uma gravação (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 7. Repita o procedimento para todas as frases da lista. Se você pular ou esquecer de alguma, a voz padrão do Waze será usada. Quando terminar, toque em "Save", no canto superior direito da tela.

Salvando o novo esquema com suas vozes (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Aproveite as dicas para personalizar os comandos de navegação do Waze no seu iPhone. Você também pode adicionar as vozes dos seus familiares e amigos, para deixar a direção do carro mais divertida.

Qual melhor app concorrente do Waze e Google Maps? Descubra no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo