O Spotify.me (spotify.me) é uma ferramenta criada pelo Spotify para traçar perfis de usuários. Ou seja, entender seus hábitos, baseados no que eles ouvem na plataforma. O aplicativo de streaming de música lançou mão da inteligência artificial para mostrar quais são as músicas mais as mais ouvidas, estilos e artistas mais polures, além de oferecer um mapeamento de quantas horas foram gastas no Spotify. Após a análise, uma playlist personalizada é criada para cada usuário, inspirada nos dados obtidos.

Nova forma de anúncio oferece sugestões de músicas em playlists seguidas por usuários da versão gratuita do Spotify (Foto: Melissa Cruz/TechTudo)

Como funciona?

O funcionamento do site é bem simples. Ao entrar em spotify.me, você precisa autenticar a sessão com a sua conta do Spotify — ou com o Facebook, se a conta for conectada — e concordar com os termos de uso, bem como com as políticas de privacidade. A partir daí, o Spotify.me vai verificar seu histórico na plataforma e usar os seus dados para traçar o seu perfil. Será que acerta? Veja como é.

O que você mais escuta?

Primeiro, serão mostrados seus artistas e músicas favoritos — de toda a sua história no Spotify ou mais recentes, escolha no topo —, depois o horário no qual você ouve mais música acompanhado da quantidade de minutos gastos na atividade desde que criou a conta no Spotify.

De

... qual estilo você mais gosta?

Em seguida, aparecerá uma porcentagem que vai dizer o ritmo no qual a maioria das músicas que você ouve faz parte (energizante, dançante e mais) ─ dados esses baseados nos ritmos e faixas mais ouvidas. Logo depois, um gráfico apontará o gêneros mais ouvidos por você, classicados em ordem descrescente.

Energetic! 67% das músicas ouvidas por este perfil são agitadas (Foto: Reprodução/ Melissa Cruz )

Os perfis estão relacionados não apenas ao tipo de música que você costuma ouvir, mas aos seus hábitos: você tem listas grandes ou pequenas? Escuta músicas esparsas de vários artistas, ou álbuns e discografias inteiras? Costuma ouvir coisas novas ou se mantem fiel ao que sabe que gosta? Todos esses elementos acabam quantificados no esforço para determinar que tipo de ouvinte você é.

Além do seu perfil, o Spotify levanta quais são as músicas que você mais ouve, os estilos e artistas. Isso permite que a inteligência artificial associada ao Spotify.me componha novas playlists de acordo com os dados coletados sobre você e seus gostos. O recurso foi criado para ajudar marcas a criar a sua persona no serviço de música online mas se mostrou muito divertido para os usuários do streaming.

Via Mashable

Como importar playlist do Spotify para Google Play Music e vice versa? Troque dicas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo