O YouTube ganhou uma nova forma de pré-visualizar vídeos antes do play e, curiosamente, foi comparado a sites de conteúdo pornográfico. A plataforma do Google passou a exibir prévias de três segundos ao passar o mouse sobre as miniaturas da página inicial, algo que lembrou usuários de páginas adultas que oferecem o mesmo recurso há anos. Segundo a gigante das buscas, a novidade foi liberada para um número pequeno, porém, crescente de usuários, e pode auxiliar na decisão do que assistir.

YouTube exibe prévias de vídeo ao passar o mouse (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

A comparação é unicamente em virtude do funcion

... amento da pré-visualização, e não tem relação com conteúdo impróprio para menores. As novas prévias aparecem na tela inicial do YouTube e nas páginas de resultados de busca, inscrições, “Em Alta” e de reprodução (nas sugestões laterais). O recurso, por enquanto, só está disponível na versão para web, que funciona em diversos navegadores, como Chrome, Firefox e Opera, nos sistemas Windows e Mac.

No momento, criador do vídeo não pode escolher o que aparecerá no pequeno clipe de prévia. O trecho de três segundos é pinçado por um sistema inteligente do Google. “[O software] seleciona automaticamente um clipe da primeira metade do vídeo que acredita que dê a melhor ideia sobre o assunto”, explica uma representante do Google no fórum de ajuda do YouTube.

Além de ajudar a decidir qual vídeo assistir, a novidade pode diminuir o alcance de conteúdo falso na plataforma. Vídeos que tenham conteúdo diferente do título ou da imagem de destaque (thumbnail) poderão ser desmascarados facilmente pelo próprio usuário ao passar o mouse, antes de dar play. Como o dono do canal não escolhe o que vai aparecer na pré-visualização, pode perder o controle sobre a impressão inicial que o vídeo pretende oferecer para atrair visualizações dos usuários.

Via YouTube

Qual é o melhor programa para baixar vídeo do YouTube no Android? Troque dicas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo