Terca-Feira, 17 de Setembro de 2019

Encontrar um emprego não está fácil. Apostar em ferramentas para ajudar a encontrar uma oportunidade pode ser uma boa alternativa. O Mr Joboto é um bot que tem a missão de vasculhar a Internet para encontrar uma vaga de acordo com o seu perfil. O robô funciona como um agente pessoal e envia mensagens automaticamente sempre que encontra oportunidades de trabalho na área de interesse.
Facebook cria bot que pode negociar (e mentir) por melhores preços O bot funciona no Facebook Messenger, aplicativo de mensagem da rede social de Mark Zuckerberg. Entenda como usar a a tecnologia por trás do Mr Joboto e saiba como ele pode ser mais um aliado na busca por um novo trabalho.
Mr Joboto está no ar desde fevereiro de 2017 (Foto: Divulgação/Mr Joboto) Aplicativo do TechTudo: receba dicas e últimas notícias no seu celular Os bots, que já ganharam seu espaço em mensageiros como o Telegram, foram introduzidos no Facebook em abril do ano passado. Os robôs funcionam como assistentes automatizados que simulam o atendimento humano e podem desempenhar várias funções, como responder perguntas em um FAQ. O Mr Joboto está no ar desde fevereiro. A ideia surgiu quando Andre Moura, um dos idealizadores, trabalhava em uma empresa de recrutamento. Moura percebeu que o Facebook é muito usado para encontrar novas vagas de emprego.
O e-mail está morrendo ''O e-mail está morrendo'', afirma Moura. ''Ao utilizar o bot para Messenger, percebi que a taxa de conversão chega a ser 50% maior do que por e-mail'', diz. Fora do Brasil, este tipo de serviço para procurar vagas utilizando aplicativos de mensagens conta com um bom número de adeptos. O Job Bot (www.jobbot.me), concorrente internacional do Mr Joboto, possui mais de 250 mil usuários.
Como funciona? O funcionamento do Mr Joboto é tão simples como conversar com um amigo. Você só precisa enviar uma mensagem informando qual é o tipo de trabalho que procura e em qual cidade. Com isso, o robô já está pronto para procurar oportunidades. É possível criar um alerta para ''Marketing, Rio de Janeiro'', para que o bot envie mensagens sempre que surgir algo novo nesta área.
Mr Joboto permite criar até quatro alertas para vagas diferentes (Foto: Reprodução/Gabriel Ribeiro) O bot trabalha com alguns agregadores, como o Indeed (www.indeed.com.br) e o Job to Me. Ao clicar no alerta de oportunidade enviado pelo Mr Joboto, o usuário é redirecionado para uma página onde consegue visualizar as vagas disponíveis. É possível criar até quatro alertas diferentes, a...


>>> Veja o artigo completo no TechTudo