O Pinterest anunciou uma nova medida de segurança para a conta do usuário: uma camada extra de proteção. A rede social passa a ser compatível com a autenticação de dois fatores, que usa um código adicional junto à senha. Esse recurso já estava disponível em outras plataformas como Facebook, Twitter e Instagram. Usuários do Pinterest poderão obter o PIN complementar via SMS, usando aplicativo Authy para Android, iOS ou na web. A função chegará aos poucos para todos.

Pinterest lança autenticação de dois fatores e checa dispositivos da conta (Foto: Divulgação/ Pinterest)

App do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no celular

Como ativar

Assim que a nova camada de segurança estiver disponível para uso (o recurso chegará aos poucos para todos os usuários), a função aparecerá como uma opção de segurança da conta. Nas versões web e para celular, a seção para ativar a ferramenta fica localizada nas configurações do perfil, abaixo do menu ''Configurações básicas da conta''. Com a autenticação em dois fatores ativada, o usuário deverá usar um código alternativo logo após digitar a senha ao fazer login por meio de um novo dispositivo.

Como é comum em outras redes sociais, o Pinterest também oferecerá download de código reserva para emergências. Essa opção é para casos em que o usuário não está com o celular ou com acesso ao app Authy. Como a autenticação em dois fatores não pode ser desativada sem

... a combinação extra, a opção é ter um código de backup que pode ser guardado em um local seguro.

Pinterest vai liberar autenticação em duas etapas para todos (Foto: Divulgação/Pinterest)

A rede social também vai tomar precauções contra possíveis logins não permitidos. ''Sempre que notarmos um login de um novo dispositivo ou localização, te enviaremos um e-mail de aviso. Se tiver sido você, tudo certo! Se não, redefina sua senha rapidamente para proteger sua conta'', diz um comunicado no blog oficial do Pinterest.

Na seção ''Segurança'' do perfil, é possível encontrar uma lista com todos os dispositivos conectados à conta e o usuário pode removê-los a qualquer momento.

É possível transformar uma pasta comum em pasta oculta no Pinterest? Troque dicas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo