O Facebook testa ferramentas para dar mais privacidades às suas fotos do perfil. Disponível para teste apenas na Índia, estão entre os recursos: bloqueio de visualização da foto para os que não são amigos e uma sinalização em azul ao redor da foto do perfil. A rede social também trabalha em bloquear screenshots (inicialmente apenas em celulares Android) e até mesmo impedir o downloads das fotos de perfil.

Com a implementação da mudança opcional, Mark Zuckerberg quer oferecer mais opções de segurança para os quase dois bilhões de usuários em todo o mundo. Segundo a rede social, a mudança se estendará para os demais países em breve.

Fotos de perfil protegidas serão marcadas com moldura (Foto: Divulgação/Facebook) (Foto: Facebook)

App do TechTudo: dicas e notícias de tecnologia no celular

Por que na Índia?

Em parceria com organizações locais que promovem segurança online, uma pesquisa foi feita pelo Facebook na Índia. O estudo constatou que muitas mulheres não se sentem seguras em colocar uma foto de rosto no perfil, por receio dessas imagens serem roubadas e usadas indevidamente. Por conta disso, a ferramenta foi desenvolvida: para dar mais segurança a mulheres indianas.

Proteção opcional

Opcional, o recurso será de fácil implementação e com apenas um clique será possível ativar a proteção para a foto do perfil. A imagem será marcada com uma moldura azul e um ícone de escudo, que será visto pelos outros usuários, como mostra a

... imagem acima, na simulação de um smartphone com Android.

Sem download

A foto de perfil com a proteção não poderá ser baixada no PC nem no celular. Caso seja protegida, também não haverá possibilidade de compartilhar ou enviar como mensagem para outra pessoa. Por último, aos que não são amigos do usuário cuja foto tem proteção, não será permitido fazer nenhum tipo de marcação (tag).

Sem print screen

O Facebook não vai deixar nem mesmo fazer screenshot da foto de perfil, caso estejam protegidas, contudo essa função está disponível para os usuários indianos a princípio apenas para Android. Porém, resta saber como esse recurso funciona na prática e se o escudo digital poderá ser burlado ou não com alguma facilidade.

Design

Também será possível adicionar uma espécie de marca d'água na foto de perfil (Foto: Divulgação/Facebook) (Foto: Facebook)

A ferramenta também inclui a possibilidade de escolher opções de design na foto de perfil, que funciona como uma espécie de marca d’água sobre toda a foto.

Em nota ao TechTudo, a rede social declarou que "O pacote completo dos novos recursos começaram a ser testados na Índia, mas a mudança contempla ferramentas mais avançadas para além de impedir o download da imagem ─ inclui uma espécie de marca d’água e evita que tirem printscreen". Os desenhos para marca d'água foram feitos por Jessica Singh, ilustradora indiana.

De acordo com o Facebook, fotos que tenham este tipo de marca tem 75% menos probabilidade de serem copiadas na rede social. A cópia de fotos, além de proteger os usuários contra o roubo de identidade, evita a utilização das mesmas imagens em perfis falsos (fakes) na plataforma com fotos dessas pessoas.

No Brasil

Embora os testes estejam ocorrendo na Índia, há relatos de brasileiros que já não conseguem mais fazer o download ou print da foto do perfil de outras pessoas.

Via Facebook

Facebook não abre no PC, o que fazer? Troque dicas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo