Fácil de usar e também muito útil, o pendrive se tornou um dos dispositivos mais comuns no dia a dia das pessoas. Mas, mesmo depois de ter se tornado tão popular, ele ainda não é a prova de falhas, e em alguns momentos, pode deixar seu proprietário na mão. Por exemplo: você retira o pendrive de um PC e leva para outro, mas esse não reconhece o periférico ou apenas não exibe seu conteúdo. Veja nesse tutorial porque sistema operacional não reconhece seu pendrive e como resolver isso.

Entenda porque o sistema não reconhece seu pendrive e saiba resolver (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)

App do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

Um sistema de arquivos é a ferramenta que permite que um sistema operacional leia os dados em qualquer disco rígido ou unidade USB. Existem vários sistemas de arquivos e nem todos os sistemas operacionais são compatíveis ​​com todos.

Por exemplo: por padrão os computadores da Apple usam o sistema de arquivos HFS + (ou seja, Mac OS Extended), enquanto o Windows usa NTFS (New Technology File System). Essa é a causa principal de problemas com os pendrives. Na maioria das vezes que o usuário conecta um pendrive em um computador, console, player de mídia e outros dispositivos, e o aparelho não é reconhecido. O problema certamente será por causa do formato usado.

Para evitar essa situação, você deve formatar pendrives usando um sistema de arquivos que seja compatível com a maioria dos aparelhos. Portanto, esqueça o sistema padrão que seu sistema operacional usa. Dentre os vários sistemas de arquivos existentes, apenas dois são suportados por grande parte

... dos PC's, mídia, players e videogames: FAT32 e o exFAT.

O que faz FAT32 e exFAT tem que os torna melhor que outros?

Se você já formatou um disco rígido como NTFS, sabe que há muitos problemas para conseguir que o dispositivo funcione com Mac e Linux. Enquanto o macOS reconhece e lê as unidades NTFS, ele não gravar nelas. O Linux precisa ser preparado para ler NTFS, pois não suporta o sistema de arquivos por padrão. Em suma, o NTFS funciona perfeitamente com o Windows e nada mais. Da mesma forma, os drives Mac OS Extended funcionam perfeitamente, apenas no MacOS.

FAT32 e exFAT funcionam com todos os sistemas operacionais por padrão. FAT (File Allocation Table) é o mais antigo desses sistemas de arquivos e, portanto, é reconhecido por todos os computadores. Para máquinas pessoais, o primeiro utilizado foi FAT12, seguido de FAT16 e, em seguida, o FAT32 atual. Depois dele veio o exFAT, um sistema de arquivos criado com foco em unidades USB.

Diante disso, fica claro que disco rígido principal do seu sistema operacional deve usar o sistema de arquivos que melhor combina com o sistema operacional. Mas seus discos rígidos externos e unidades USB devem usar FAT32 ou exFAT.

Normalmente, quando você vai formatar uma unidade USB, o Windows irá sugerir você use FAT32 como o sistema de arquivos padrão. Mas em vez disso, você deve optar por usar o exFAT. O FAT32 é o sistema de arquivos mais compatível. Ele funcionará em qualquer sistema operacional, bem como em videogames, dispositivos Android, iPhone, players de mídia e outros dispositivos.

Assim como o FAT32, o exFAT funcionará em 99% dos dispositivos que você usa, e portanto, é a melhor opção para quem quer usar pendrive em qualquer equipamento. Agora que você já sabe qual o sistema de arquivo que deverá usar nos seu pendrive a fim de evitar problemas de reconhecimento, veja a seguir como fazer essa formatação no Windows e macOS.

Como formatar um pendrive para exFAT no Windows

Para formatar um pendrive no padrão exFAT no Windows, você só precisa fazer:

Passo 1. Conecte o pendrive e abra o Explorer;

Passo 2. No Explorer, clique como botão direito do mouse no nome do pendrive. No menu que será exibido, clique na opção "Formatar...";

Acessando a opção "Formatar..." no Explorer (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)

Passo 2. Na janela de formatação, selecione "exFAT" no campo "Sistema de arquivos" e depois clique no botão "Iniciar";

Formatando um pendrive com exFat no Windows (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)

Como formatar um pendrive para exFAT no Mac

No macOS, a formatação no padrão exFAT também é muito simples. Confira!

Passo 1. Conecte o pendrive e abra o 'Utilitário de Disco'. Pressione 'command + barra de espaço' para abrir a busca do Spotlight e digite 'Utilitário de Disco' (sem as aspas). Quando nome dele aparecer na listagem, clique nele para executá-lo;

Localizando e executando o Utilitário de Disco do macOS (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)

Passo 2. Na janela do Utilitário de Disco, clique no pendrive e depois no botão "Apagar". Na janela que será exibida, mude o campo "Formato" para "exFAT". Finalmente, clique no botão "Apagar".

Formatando um pendrive para exFAT no macOS (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)

Pronto! Depois de formatar, lembre-se de desconectar o pendrive normalmente antes de retirá-lo da entrada USB. A partir disso, você já pode começar a usá-lo emqualquer aparelho, sem se preocupar com problemas de reconhecimento. Funcionou para você? Deixe o seu comentário e compartilhe as suas dicas.

Como instalar o Windows com pendrive? Comente no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo