Uma selfie segura! Correntistas de um banco brasileiro 100% digital já podem autenticar pagamentos online através de um autorretrato. A tecnologia avançada de reconhecimento facial é capaz de substituir a tradicional senha ou até a impressão digital do usuário.

Nem toda transação digital exige uma selfie para ser autenticada. O processo só é ativado quando o estabelecimento deseja confirmar a compra – o que acontece, por exemplo, em uma compra com valor muito acima de perfil de consumo daquele cliente. Neste momento, o aplicativo do banco envia uma notificação para o usuário. O app abre a tela de reconhecimento facial e tudo o que o indivíduo precisa fazer para confirmar aquele pagamento é dar uma piscadinha...

A biometria facial é extremamente segura; não existem duas pessoas iguais. O Pentágono, nos Estados Unidos, e inclusive diversos aeroportos em todo o mundo já utilizam o reconhecimento facial como forma de identificação.

A tecnologia funciona através da medição de diferentes distâncias e profundidades do rosto como, por exemplo, o comprimento da linha da mandíbula, o tamanho do crânio, a distância entre os olhos, a largura do nariz, entre outras. Ao identificar essas medidas, o rosto do usuário é transformado em uma sequência digital e traduzido para um algoritmo. Como o conjunto de medições do rosto é único para cada pessoa, a precisão do reconhecimento facial é sempre muito alta.

O aplicativo do banco ainda é capaz de identificar se o ambiente estiver com baixa luminosidade e até pode pedir para o usuário tirar óculos, chapéus e bonés para evitar qualquer tipo de falha ou demora na identificação.

Se a impressão digital já conquistou quem usa dispositivos com esta função, a selfie agora está ao alcance de praticamente todo mundo com um smartphone nas mãos. Em um futuro próximo, outra forma d

... e biometria que as instituições financeiras prometem apostar é no nosso batimento cardíaco – que é tão único quanto nossa impressão digital ou medidas do rosto. Já pensou: dedos, selfie e até coração para dizer que você é você mesmo – e com total segurança.


>>> Veja o artigo completo (Fonte)