A AMD prevê para o fim do ano o lançamento das versões portáteis dos processadores Ryzen em novos modelos de notebooks das marcas mais famosas do mercado. Ainda restritos aos desktops, os Ryzen R3, R5 e R7 devem desembarcar em uma série de versões diferentes, contando com processadores gráficos Vega e atingindo performance geral 50% superior àquela encontrada nos escassos processadores Carrizo atuais.

Por conta de dificuldades técnicas gerais relacionadas ao desempenho, consumo e calor, as arquiteturas Bulldozer e Piledriver da AMD não geraram processadores competitivos para laptops, deixando o mercado todo de portáteis praticamente exclusivo da Intel nos últimos anos.

Um aspecto interessante das versões para notebooks dos novos processadores da AMD está no uso das tecnologias das GPUs Vega. Segundo números divulgados pela Advanced Micro Devices, o uso desses processadores gráficos dará aos notebooks uma performance gráfica 40% maior do que a que teriam se equipados com um chip Carrizo da AMD.

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Embora o número seja interessante, a comparação pode desanimar um pouco: simplesmente não há notebook com esse tipo de processador à venda no mercado brasileiro para uma base de comparação mais efetiva. Além de notebooks, as APUs Ryzen com Vega poderão aparecer também em computaodores tudo-em-um.

Outro ponto forte dos Ryzen dentro de laptops está no consumo: segundo a AMD, seus novos processadores gastam 50% menos energia que os anteriores e devem contribuir para que máquinas equipadas com os novos chips atinjam autonomia equivalente das versões com Intel.

Ryzen Pro

Além dos processadores para notebooks, a AMD também anunciou a chegada de um novo tipo de CPU para desktops. O Ryzen Pro, que também terá versão para laptops, é um processador focado em produtividade e com aspirações mais gené

... ricas. Sem o apelo de uma grande quantidade de núcleos e de uma GPU parruda, o Ryzen Pro se volta para máquinas mais simples, destinadas a povoar redes corporativas.

Como recuperar dados de um HD externo danificado? Veja no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo