A Microsoft anunciou nesta terça-feira (9) o fim do suporte à primeira versão do Windows 10, identificada 1507. A partir de hoje, os computadores com a versão original instalada não receberão mais atualizações, o que pode gerar problemas de desempenho no PC, impedir o funcionamento de softwares, além de deixar o sistema operacional vulnerável a vírus e outros riscos de segurança.

Segundo a fabricante de software, todos os updates disponíveis são gratuitos e a mudança se aplica às edições Home, Pro, Educação e Enterprise. Em março, a empresa revelou ter adiado o término da assistência à versão 1507 por ainda ter muitos usuários executando em seus PCs. Entretanto, agora o fim é definitivo.

Chega ao fim o suporte da versão original do Windows 10; saiba como atualizar (Foto: Melissa Cruz/TechTudo)

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

O que muda?

Com o fim do suporte à versão original do Windows 10, o computador com a 1507 instalada fica exposto a brechas de segurança, facilitando para a entrada de vírus e malwares. Além disso, sem novos updates o sistema operacional deixa de receber recursos que podem colaborar não só para o desempenho no trabalho ao evitar travamentos, como também na produtividade com ferramentas liberadas em versões mais recentes, como o Windows 10 Creators Update.

... div>

Como identificar a versão do seu Windows 10?

Desde julho de 2015, quando o Windows 10 foi lançado, a Microsoft já liberou duas atualizações para o sistema operacional. Para descobrir qual versão você tem instalada no PC vá até o Menu Iniciar e digite "winver" (sem as aspas) e tecle Enter.

Abra o comando e aguarde a exibição da aba "Sobre o Windows". No texto estará indicada a versão e também a edição do sistema operacional instalado no seu PC.

Confira no seu PC qual a versão do Windows 10 está usando (Foto: Reprodução/Isabela Giantomaso)

Como atualizar ?

Caso tenha identificado que seu computador está com a versão 1507 e pertence a uma das edições afetadas pelo fim do suporte, vá até a página de atualização do Windows 10 para baixar os updates disponíveis. Neste tutorial você confere como fazer o download da Creators Update, liberada em abril de 2017 com novas funções de segurança, mudanças no Microsoft Edge e também o Paint 3D.

Windows 10 sem som: como voltar a ter áudio no PC? Troque dicas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo