O Xbox 360 pode sofrer com uma série de problemas, incluindo alguns casos em que o console não pode mais ser ligado. Os motivos são muitos, exigindo desde simples procedimentos para manter o videogame funcionando até a ajuda de um profissional especializado.

Conheça funções e truques para o Xbox One e mande bem no console

Fontes com luz laranja, luzes vermelhas piscando no botão de ligar e problemas após instalar atualizações estão entre os mais comuns. Confira o nosso guia e descubra como resolver o mal-funcionamento do seu console.

Xbox 360 não liga? Veja possíveis causas e como resolver problema (Foto: Divulgação/Microsoft)

Cheque as conexões

Um motivo simples que pode fazer com que o seu console não ligue são conexões incorretas. Caso o Xbox 360 não ligue, cheque se o cabo de energia está conectado corretamente ao aparelho e à fonte.

Em modelos mais antigos, cabos HDMI ou HDs mal encaixados também podem fazer com que o aparelho não ligue. Nesse caso, certifique-se de que está tudo conectado corretamente e tente novamente.

Xbox 360 não liga? Veja possíveis causas e como resolver problema (Foto: Divulgação/Microsoft)

Fonte quente

Outro problema recorrente (especialmente em modelos mais antigos) é o superaquecimento da fonte. Neste caso, uma luz laranja ficará piscando, indicando que a peça deve ser desligada da energia.

Aguarde até que a fonte resfrie um pouco e volte a ligar o aparelho. Para evitar esse problema, certifique-se de deixar a peça em locais ventilados, e nunca obstrua as saídas de ar.

Superaquecimento da fonte pode causar problemas no Xbox 360 (Foto: Reprodução/Microsoft)

Curto circuito no USB

No primeiro modelo do Xbox 360 (versão branca), muitos usuários sofreram com um problema de curto circuito nas saídas USB frontais do console. Depois de serem danificadas por algum dispositivo, pinos da saída se tocavam, o que causa o problema.

Pessoas com mais experiência com eletrônicos podem tentar identificar e corrigir o problema sozinhos (usando ferramentas adequadas), mas é muito recomendado que o console seja levado a um profissional para realizar o processo.

USB em curto impede que o console ligue (Foto: Reprodução/YouTube)

Problemas com a energia

Alguns modelos de Xbox 360 também podem sofrer problemas com as fontes. Caso o seu console não ligue, cheque se a fonte está com a luz acesa. É comum que o aparelho volte a ligar normalm

... ente quando você desligar a fonte da tomada. Aguarde alguns segundos e volte a ligar.
Problemas com energia são comuns no Xbox 360 (Foto: Divulgação/Microsoft)

3RL ("luzes da morte")

O mais temido de todos os problemas do Xbox 360 era muito comum em aparelhos da primeira geração, mas eventualmente pode aparecer em consoles mais recentes. Ele é causado pelo superaquecimento do aparelho, que danifica componentes internos do videogame.

Em alguns casos, depois de algumas horas, o Xbox 360 voltará a ligar normalmente. Infelizmente, na maioria das vezes o problema é permanente, e requer ajuda profissional.

Três luzes vermelhas são o pesadelo dos donos do Xbox 360 (Foto: Reprodução/Cyberspaceandtime)
Qual o melhor: PlayStation 4, Xbox One ou PC gamer? Comente no Fórum do TechTudo!


>>> Veja o artigo completo no TechTudo