Dicas Como usar o 'Diga-me' para obter ajuda no Office para Android

A função "Diga-me" ("Tell Me", em inglês) do Microsoft Office para Android promete ajudar o usuário a realizar tarefas e encontrar funções no Word, PowerPoint e Excel. Importado dos aplicativos para computadores, o recurso é representado por um ícone de lâmpada e funciona com o uso de linguagem natural. Ou seja, basta digitar no espaço em branco o que deseja fazer.

Veja, a seguir, dicas de como aproveitar ao máximo o assistente "Diga-me" para realizar tarefas com maior facilidade nos programas do Office para smartphones.

Como salvar documentos em PDF no Office para Android

Aprenda a usar o 'Diga-me' no Office para Android (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

Como encontrar o Diga-me?

No Word e PowerPoint: Toque em qualquer espaço em branco do documento ou da apresentação e, na faixa de comandos, pressione a seta na extremidade direita da tela. Observe que no topo do menu há uma pequena lâmpada ao lado de “Página Inicial”. Toque nela para usar a "Diga-me".

Diga-me pode ser encontrado na faixa de comandos do Word e PowerPoint (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

No Excel: Selecione uma das células da tabela e toque sobre o botão com a letra "A" e um lápis para exibir os comandos. Uma faixa de opções aparecerá, e nela haverá uma lâmpada, que é o atalho para a função "Diga-me".

Tell me também está disponível no Excel para Android (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Agora, você já encontrou o "Diga-me" no Office para Android. Veja, a seguir, algumas sugestões do que pedir a ele.

O que pedir ao "Diga-me"?

Formatação: Se você não estiver localizando uma formatação como tachado ou colunas, por exemplo, o "Diga-me" pode ser uma forma rápida de conseguir isso. No Excel, o usuário pode mudar o preenchimento de uma célula digitando apenas “cor célula”, enquanto no PowerPoint é possível alterar o tamanho de uma fonte no título, entre outras coisas.

Usuário pode formatar texto e outros elementos de documento através do Diga-me (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Inserir conteúdo: Precisa inserir um gráfico na sua planilha? Ou uma imagem na apresentação? Basta digitar as palavras chaves relacionadas à função até que o "Diga-me" a sugira, se esta estiver disponível.

Diga-me pode pesquisar por comandos para inserir imagens, gráficos e outros elementos (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Comandos: O "Diga-me" pode ser uma forma mais simples de encontrar alguns comandos “escondidos” na interface do Office. É possível ordenar a impressão do seu documento, iniciar a apresentação de slides, compartilhar uma planilha com outras pessoas, entre outros. 

Diga-me pode procurar por recursos escondidos no Word, PowerPoint e Excel (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Pesquisa inteligente: Se estiver usando o Word ou Excel, o usuário pode fazer buscas na Internet sem trocar de app. Basta digitar o assunto na caixa do "Diga-me" e selecionar a opção “Pesquisa inteligen

... te” para obter resultados do Bing. Por enquanto, essa função não está disponível no PowerPoint.
Usuário pode pesquisar conteúdo no Bing para Word e Excel através do Diga-me (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

"Tell Me" no computador

Caso tenha o Office 2016 ou seja assinante da versão 365, o usuário também pode tirar proveito do "Tell Me" no computador. Lá, o assistente pessoal tem algumas funções adicionais ausentes na versão móvel. Confira um guia completo do TechTudo sobre como usar o Diga-me no PC.

Microsoft Office ou Google Docs? Comente no Fórum do TechTudo.

 


>>> Veja o artigo completo no TechTudo