O Apple Fotos é o principal programa de imagens do macOS, que substitui o iPhoto. O aplicativo reúne todas as fotos compartilhadas pelo Apple ID do usuário e ainda oferece vários recursos de edição para melhorar o resultado das capturas. O aplicativo tem uma interface simples, mas é capaz de fazer edições finas em arquivos JPEG e outros formatos, incluindo RAW. Confira abaixo oito truques úteis para tirar proveito do poder de edição do Apple Fotos.

Como fazer o iPhoto funcionar após atualizar para Apple Fotos no OS X

1. Melhoria automática

Aprimore sua foto com um clique (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Uma das ferramentas mais úteis do Apple Fotos é a “Aprimorar”, que ajusta cores, brilho e contraste da imagem com um clique. Ideal para quem não tem paciência para editar manualmente cada aspecto da foto, a função é a primeira parada para deixar qualquer item com um aspecto mais agradável. Em especial, funciona em fotos com brilho estourado, ou com imagens de paisagens com céu sem variações de cor.

2. Adicione mais ajustes

Se o usuário dispensar a melhoria rápida, é possível acessar a ferramenta “Ajustar” para controlar o nível de cada aspecto da foto. Assim, é possível encontrar o contraste perfeito para remover uma sombra indesejada, por exemplo. Além disso, ao clicar em “Adicionar” acima, é possível visualizar outros itens para edição, como "Histograma" e "Níveis".

Adicione outros ajustes (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

3. Efeito de vinheta

O efeito de vinheta é importante para destacar o centro de uma foto e eliminar objetos indesejados ao redor. No Apple Fotos, é um dos recursos mais simples de usar. No menu "Ajuste", inclua a "Vinheta" no menu “Adicionar” e controle o raio do escurecimento ao redor. Ao final, o objeto focado no centro estará com destaque muito maior.

Crie efeito de vinheta ao redor da imagem (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

4. Use a ferramenta de níveis

Acessado pelo menu “Adicionar” em “Ajustes”, a ferramenta de níveis permite controlar o brilho da imagem em áreas específicas. É possível clarear somente as bordas de uma foto escurecida, sem afetar a luz do sol incidindo sobre uma superfície reflexiva.

Controle o brilho de áreas específicas da foto em Níveis (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

5. Use todos os atalhos do teclado

O Apple Fotos tem muitos atal

... hos de teclado que podem tornar a edição mais ágil. Para economizar tempo, vale a pena obter a lista completa de comandos no menu "Ajuda". Imprima a tabela completa e mantenha em mãos no dia a dia. Com um pouco de treino, rapidamente você conseguirá editar fotos sem precisar acessar menus com o ponteiro.

Alguns dos mais importantes são “C” para usar o recorte, “F” para filtros, “A” para a ferramenta Ajuste, “R” para retoques, e “E” para o recurso de remoção de olhos vermelhos. Além disso, é possível pressionar “Enter” ao abrir uma foto para pular rapidamente para a edição.

Obtenha uma lista de atalhos (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

6. Edite em RAW

Por padrão, o Apple Fotos edita imagens em JPEG mesmo se sua câmera gravar JPEG+RAW. Mas, é possível usar a versão mais completa da imagem, sem qualquer processamento, desde que você configure o programa antes de abrir o arquivo. Acesse o menu “Imagem” e clique em “Usar RAW como original”.

Edite a versão RAW da imagem (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

7. Compare antes e depois

Ao contrário de muitos editores de imagem, especialmente para smartphone, o Apple Fotos não tem um botão para mostrar a foto original e comparar antes e depois. No entanto, existe um comando secreto do teclado que permite acessar essa função. Para isso, enquanto edita uma foto, mantenha pressionada a tecla “M” para ver a imagem antes das modificações. Ao soltar a tecla, você verá de novo a imagem editada.

Tecle M para ver antes e depois (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

8. Copie e cole uma edição inteira

É possível copiar todos os ajustes feitos em uma imagem e aplicar rapidamente em outra foto capturada sob as mesmas condições. Para isso, use os atalhos "Command+Shift+C" para copiar e, ao abrir uma nova imagem, tecle "Command+Shift+V" para editar automaticamente usando os mesmos ajustes anteriores.

Copie ajustes feitos em uma edição (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Qual editor de imagem você prefere? Comente no Fórum do TechTudo.

 




>>> Veja o artigo completo no TechTudo