O mundo de fantasia, hist?rias e personagens do games tem, tamb?m, preconceito. ? o que foi discutido em debate no Palco Marte da Campus Party 8, neste segundo dia, em S?o Paulo. Os convidados abordaram quest?es de g?nero e etnia, e sobre como s?o retratados no mundo gamer.

Acompanhe a Campus Party 2015 minuto a minuto

Julia Basseto, da ?rea de marketing de games da Warner Bros, na Campus Party (Foto: Laura Martins / TechTudo)

Grande parte da discuss?o se baseou no machismo, onde mulheres jogadoras, por exemplo, muitas vezes se escondem atr?s de um apelido para que os outros jogadores n?o saibam seu g?nero e consequentemente n?o sofram preconceito.

O ambiente pode at? parecer ter maioria masculina, mas de acordo com Julia Basseto, da ?rea de marketing de games da Warner Bros, 47% do p?blico que est? comprando jogos s?o mulheres. Esse ? um dos dados mais relevantes para provar que n?o s? os jogadores, mas a ind?stria deveria olhar para esse mercado e deix?-lo mais abrangente n?o s? para as mulheres, mas para homossexuais, transg?neros e quaisquer outras pessoas que estejam em uma ?minoria? da sociedade.

Tem drag?es, tem avi?es caindo, tem esp?rito, mas ? importante que voc? tamb?m se veja no jogo
Julia Basseto, Warner Bros

Para entender o porqu? a ind?stria ? assim, vale ir al?m. O videogame surgiu para a fam?lia e ap?s a crise de 83. Quando houve a crise, a ind?stria se aproveitou para se aproximar do nicho do homem adulto, que era quem poderia comprar os jogos. H? aproximadamente cinco anos as empresas est?o retomando e fazendo games pensando em um p?blico mais abrangente.

Os jogadores devem ter empatia com os personagens e ? por isso que ? importante ter mulheres sendo representadas n?o somente de maneira sexualizada ou como ?pr?mio? e ter personagens homossexuais como os her?is.

?Tem drag?es, tem avi?es caindo, tem esp?rito, mas ? importante que voc? veja os seus vizinhos no jogo, ? importante se ver. ? como na televis?o, que voc? precisa ter essa empatia com personagens e com a hist?ria, mas ? pior porque voc? quebra a barreira da TV e interage com o jogo?, explica Julia.

Qual ? a melhor atra??o da Campus Party 2015??Comente no F?rum do TechTudo.

O aumento de mulher

... es, homossexuais ou transexuais no mercado tamb?m pode ajudar na representa??o de todas essas pessoas, segundo Henrique. Apesar disso, ? muito dif?cil algu?m entrar em um mercado que ? machista h? anos e tentar fazer uma revolu??o. ? preciso que haja press?o do p?blico, tamb?m.

No final, o grupo ? un?nime: ? preciso que os jogadores mudem o seu pensamento e aceitem quaisquer pessoas jogam com eles sem julgamentos e que a ind?stria mude e comece a pensar em jogos para todas as pessoas, n?o somente para um p?blico espec?fico. E voc?, concorda com essa vis?o?



>>> Veja o artigo completo no TechTudo