O Google e o Facebook dominam as oito primeiras colocações de um ranking de dez aplicativos mais usados em 2016. Os dados foram divulgados no relatório da agência de informação, Nielsen, no final do ano passado, envolvendo a audiência de apps móveis. No topo da lista já aparece a rede social de Mark Zuckerberg, seguido pelo mensageiro Facebook Messenger, que atualmente oferece até chamadas de vídeo. Já a presença do Google é marcada pelo seu site de vídeos, o YouTube, que aparece em terceiro no ranking e foi adquirido pela gigante das buscas em 2006. Conheça todos os dez aplicativos.

Como fazer pré-registro em Super Mario Run para Android

Facebook e Google dominam top 2016 de apps (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

O mercado de aplicativos para celular está cada vez mais competitivo. Para ter uma ideia desse fluxo, o Facebook fechou o ano com média de 146,027 milhões de usuários únicos, e esse número cresceu 14% em relação ao ano passado. Ainda sobre a rede social, vale lembrar que há cerca de 1.65 bilhões de pessoas que usam o Facebook por mês, com uma frequência média de 50 minutos por dia. Já o Messenger aparece com mais de 129 milhões de usuários únicos e o YouTube com número acima de 113 milhões.   

Qual a sua rede social favorita? Comente no Fórum do TechTudo.

Segundo a Nielsen, em quarto lugar no ranking, aparece o app do Google Maps, serviço de mapas e geolocalização, com média de 105,749 milhões de usuários únicos. A gigante das buscas não para por ai e ocupa também as quinta, sexta e sétima colocações com o Google Search (buscas), Google Play (download de apps) e com o serviço de e-mail, Gmail, respectivamente.

Aplicativos mais usados em 2016 segundo estudo da Nielsen (Foto: Divulgação/Nielsen)

Na oitava posição, está a popular rede social de fotos, Instagram, que foi comprada pelo Facebook em 2012 pelo valor de US$ 1 bilhão. O interessante é que metade desses aplicativos foram resultados de aquisições do Google e Facebook ao longo dos anos. O próprio Facebook Messenger surgiu graças a compra do Beluga em 2011. O app do Google Maps também foi formulado após a compra de outro serviço de mapas em 2004.

Outros nomes ...

Em nono lugar, a liderança das empresas é quebrada pelo app Apple Music, seguido pelo Amazon App em 10º.  Ainda segundo o estudo, foi observado que 53% dos usuários de smartphones em 2016, nos Estados Unidos, fizeram seus acessos usando um Android, enquanto a outra grande parcela de 45% aderiram ao iOS da Apple. 1% ficou com o BlackBerry e 2% com o Windows Phone. Esses dados são do terceiro trimestre de 2016.

Veja a tabela dos aplicativos e as datas de suas aquisições: 

Aplicativ
... o Data da aquisição Facebook Oficial Facebook Messenger Aquisição do Beluga em 2011 pelo Facebook YouTube Aquisição em 2006 pelo Google Google Maps Aquisição do serviço de mapas em 2004 Google Search Oficial Google Play Oficial Gmail Oficial Instagram Comprada pelo Facebook em 2012
Via Medium, Nielsen


>>> Veja o artigo completo no TechTudo