As próximas prévias do Windows 10 para participantes do programa Windows Insider não apresentarão a famosa "tela azul da morte" em caso de falhas críticas — quando o sistema operacional trava completamente. Em lugar do azul, a cor da tela de erro passará a ser verde.

Relógio sumiu no Windows 10? Coloque de volta à direita da tela

A mudança será aplicada apenas nas builds do programa de testes de do software para distinguir claramente situações de erros críticos do Windows 10 em suas versões de testes e versões finais. A novidade foi descoberta pelo usuário @Chris123NT do Twitter e foi confirmada pela Microsoft.

Tela verde da morte aparecerá em travamentos críticos das versões prévias do Windows 10. Versões convencionais continuam com a tela azul da morte (Foto: Reprodução/Twitter)

Para entender a medida, basta lembrar que as versões prévias do Windows 10, que constituem aquelas liberadas para os insiders, é mais propenso a erros e falhas e que é comum que essas situações sejam expostas pelos usuários na Internet, em redes sociais e fóruns.

Como desinstalar o Windows 10 e instalar outro? Troque dicas no Fórum do TechTudo.

Com a novidade, se o sistema travar, a tela em tom verde permite constatar que se trata de uma versão de testes do Windows 10, e não uma versão convencional, considerada estável, e que, caso apresente falhas, contará com a tela em fundo azul. Dessa forma, a Microsoft pode acabar diminuindo o desgaste de

... seu produto aos olhos do consumidor.

A famosa tela azul do Windows, que serve para reportar erros críticos normalmente ligados a colapsos de hardware, vem sofrendo alterações nos últimos anos. Com a chegada do Windows 10, por exemplo, o prompt de erro recebeu um QR-Code, criado para facilitar a busca de soluções de erros.

Via Twitter, WMPowerUser, The Verge


>>> Veja o artigo completo no TechTudo