Pokémon Sun e Pokémon Moon são os jogos de sétima geração da clássica franquia da Nintendo. Lançados exclusivamente para o 3DS, os games inovaram com dezenas de recursos, gráficos aprimorados e um gameplay profundo. Para vencer as batalhas e mergulhar no cenário competitivo, é preciso dominar os conceitos de IV e EV. Confira nossas dicas e aprenda a construir o Pokémon perfeito.

Como personalizar a aparência do seu treinador em Pokémon Sun e Moon

A matemática de Pokémon

Desde os primeiros jogos da série, o desempenho dos monstrinhos nas lutas é definido pelos seus atributos, que são divididos em seis critérios: ataque, defesa, ataque SP, defesa SP, velocidade e HP. Por exemplo, quando dois Pokémon se encontram, ataca primeiro aquele que tiver o número mais alto no atributo Speed (velocidade).

Como usar IV e EV e ter os monstros mais fortes de Pokémon Sun e Moon (Foto: Divulgação/Nintendo)

Progredir de nível durante a campanha faz com que os números subam naturalmente, mas os jogadores competitivos sabem que a matemática do progresso é regida por cálculos muito complexos, todos condicionados ao sistema de EV e IV, os dois sistemas que norteiam o metagame de treinamento.

Pokémon Sun e Moon: a região de Alola facilitou o treino de IV e EV (Foto: Reprodução / Thomas Schulze)

Como funciona

IV e EV são as siglas que dizem respeito, respectivamente, ao Individual Value (valor individual) e Effort Value (valor de esforço). Embora ambos trabalhem em conjunto para determinar os atributos dos Pokémon, cada um dos sistemas têm suas próprias regras.

Os EV são conquistados diretamente em batalhas, mas também podem ser atribuídos com itens específicos, servindo para elevar individualmente os seis pontos de força que definem um Pokémon. Já os IV determinam o quão alto pode ser o número máximo de uma determinada qualidade do monstrinho.

Pokémon Sun e Moon: IV e EV determinam seus atributos máximos (Foto: Reprodução / Thomas Schulze)

Dominando os IV

Cada atributo de um Pokémon oscila entre taxas de IV entre 0 e 31, sendo zero o pior desempenho possível. Quanto maior o índice de IV, mais EV podem ser utilizados para desenvolvê-lo. Por exemplo, um Meowth com IV de 31 no atributo Ataque será o Meowth mais forte possível caso esta habilidade seja maximizada através dos EV.

Nas versões antigas era bem complicado checar os IV, mas em Sun e Moon o processo foi simplificado. Basta visitar a Battle Tree depois de chocar 20 ovos e vencer a Elite Four para que um Ace Trainer acrescente uma nova função aos computadores dos Centros Pokémon permitindo a avaliação de cada IV.

... 695x0/s.glbimg.com/po/tt2/f/original/2016/12/06/pokemon-sun-moon-iv-ev-5.jpg" width="695">Pokémon Sun e Moon: os IV vão de 0 a 31 e são essenciais para ser o mais forte (Foto: Reprodução / Thomas Schulze)

As descrições são vagas e estão todas em inglês, mas obedecem a seguinte lógica: o texto “No good” significa que o IV do atributo é zero; “Decent” representa IV entre um e dez; “Pretty Good” são os IV entre 11 e 20; “Very Good” entre 21 e 30; por fim, “Best” significa que o monstrinho tem o IV máximo de 31. O melhor jeito de construir um Pokémon muito forte é criando ovos que herdem os seus melhores IV.

Em caso de dúvidas, consulte nosso tutorial sobre como conseguir os melhores ovos de Pokémon. Além disso, é possível transmitir IV entregando certos itens aos pais: um monstrinho segurando “Power Weight” transmitirá seus IV de HP; “Power Bracer”, Attack; “Power Belt”, Defense; “Power Lens”, Sp Attack; “Power Band”, Sp Defense, “Power Anklet”, Speed; e “Destiny Knot”, cinco IV aleatórios dos dois pais.

Pokémon Sun e Moon: filhotes herdam os IV de seus pais (Foto: Reprodução / Thomas Schulze)

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Dominando os EV

Embora os EV sejam diretamente refletidos nos atributos de um Pokémon, a conversão não é tão clara e direta como se pode imaginar, pois obedece uma elaborada matemática. Cada monstrinho só pode conquistar até 510 pontos de EV, sendo que cada atributo comporta no máximo 252 EV. Em outras palavras, independente de suas escolhas, é possível maximizar apenas duas habilidades.

Nas versões anteriores era preciso participar de dezenas de batalhas para incrementar os EV, já que cada monstrinho derrotado ajudava a conquistar um ponto de EV diferente. Por exemplo, vencer um Zubat garante um ponto EV em Speed. Felizmente, as versões Sun e Moon facilitaram bastante o processo com a criação do Poké Pelago.

Pokémon Sun e Moon: desenvolve EV no Poké Pelago (Foto: Reprodução / Thomas Schulze)

Ao acessar e desenvolver e Isle Evelup, é possível deixar até três grupos de seis monstrinhos de suas boxes treinando automaticamente um determinado EV. A cada 30 minutos de jogo, quatro EV são desenvolvidos de acordo com sua escolha, mas é possível cortar o tempo de espera para até 15 minutos por sessão depositando Poké Beans.

É preciso completar 63 sessões para maximizar um EV partindo do zero, mas felizmente o tempo continua correndo mesmo que o seu 3DS esteja desligado, e é possível programar as sequências de treinamento mesmo sem revisitar o Poké Pelago. Assim, automaticamente o Pokémon depositado na ilha desenvolverá seus atributos favoritos.

Pokémon Sun e Moon: derrotar Pokémon selvagens também rende EV (Foto: Reprodução / Thomas Schulze)
Pokémon Sun e Moon valem a compra de um New 3DS XL? Comente no fórum do TechTudo!


>>> Veja o artigo completo no TechTudo