Pokémon Sun/Moon são os novos jogos sobre trocas e batalhas entre os monstrinhos da Nintendo. A sétima geração da franquia é exclusiva do 3DS e apresenta a nova região de "Alola" com dezenas de recursos, personagens e desafios inéditos. Para se dar bem e ser o melhor treinador, consulte nossas dicas e crie ovos com Pokémon ainda mais fortes e eficientes.

Confira a análise completa de Pokémon Sun e Moon

Pokémon fantásticos e onde habitam

Embora a série Pokémon pareça ser bem simples em sua superfície, os melhores treinadores sabem que há complexos cálculos matemáticos na busca pelo monstrinho perfeito, e que nem todos eles são explicados pelo game. O ritmo da evolução de atributos varia entre cada criatura selvagem, e mesmo dois Pokémon da mesma espécie têm estatísticas diferentes na maioria das ocasiões.

Pokémon Sun e Moon: Visite a Nursery para ganhar ovos (Foto: Reprodução/Thomas Schulze)

A melhor forma de controlar esses números é através do Breeding, ou Breed, termo utilizado pela comunidade para resumir a reprodução entre Pokémon. Afinal, conseguir uma criatura com os melhores atributos exige um profundo entendimento de como as características são transmitidas através das gerações.

Sobre abelhas e flores

Para procriar Pokémon nas versões Sun e Moon é preciso viajar até "Paniola Town", na ilha "Akala". Lá, é necessário deixar ao menos dois monstrinhos sob os cuidados das criadoras que cuidam da casa mostrada na foto abaixo, a "Pokémon Nursery".

Pokémon Sun e Moon: Este é o ponto exato da Pokémon Nursery (Foto: Reprodução/Thomas Schulze)

No entanto, não basta depositar dois monstrinhos quaisquer, pois nem todas as combinações permitem o surgimento de um ovo. Há várias regras em ação ditando as mecânicas da reprodução Pokémon, algumas mais simples, outras bem complexas.

O primeiro ponto digno de atenção é que, necessariamente, os ovos só surgem caso você entregue um Pokémon marcado com o símbolo masculino (azul), e outro marcado pelo símbolo feminino (rosa).

Pokémon Sun e Moon: A Pokémon Nursery só existe na ilha de Akala (Foto: Reprodução/Thomas Schulze)

Não se faz um Pokémon sem quebrar alguns ovos

Outra regra essencial é que o Pokémon nascido de um ovo sempre herdará a espécie de sua mãe, e não de seu pai. Por exemplo, se uma Dartrix fêmea e um Spearow macho gerarem um ovo, o filhote será um Rowlet (a primeira forma da Dartrix) macho ou fêmea, mas jamais um Spearow.

Se você quer produzir um ovo Pokémon rapidamente e não tem interesse em estudar profundamente o assunto, uma boa saída é deixar dois Pokémon idênticos (dois Raichu, por exemplo), um macho e outro fêmea, sob os cuidados da Nursery. Só lembre que os filhotes, ou primeiras evoluções, como Pichu e Magby, não conseguem produzir ovos. Monstros lendários como Entei e Suicune, ou assexuados como Magnemite, também não são férteis.

... n e Moon: Pokémon filhote não consegue botar ovos (Foto: Reprodução / Thomas Schulze)" height="390" src="//s2.glbimg.com/Ae0ztu2o-mhn98RrkmFVHGM-gfc=/695x0/s.glbimg.com/po/tt2/f/original/2016/11/24/pokemon-sun-moon-chocar-ovos-6.jpg" width="695">Pokémon Sun e Moon: Pokémon filhote não consegue botar ovos (Foto: Reprodução/Thomas Schulze)

Família muito ouriçada

Os cruzamentos obedecem as regras dos "Egg Groups" (grupos de ovos). Estes grupos, por sua vez, são definidos pelo tipo do Pokémon, e cada tipo só se reproduz entre si. Não adianta, então, tentar conseguir um ovo juntando um Butterfree (tipo Inseto) com uma Blastoise (aquático).

Mesmo entendendo isso, vale a pena gastar alguns minutos pesquisando uma tabela completa de tipos, já que alguns deles são subdivididos em grupos ainda menores. Uma Tentacruel, por exemplo, não consegue cruzar com um Slowking, mesmo que os dois sejam aquáticos. Sites especializados, como o Serebii, possuem tabelas para consulta.

Pokémon Sun e Moon: Apenas monstrinhos do mesmo grupo acasalam (Foto: Reprodução / Thomas Schulze)


Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu Android e iPhone 

Pokémon coringa

Uma saída fácil para criar ovos é capturar um Ditto na rota 10, na ilha de "Ula’ula". Afinal, ele é o único monstrinho que pode se reproduzir com Pokémon de todos os sexos. Se você deixar o personagem disponível para reprodução, todos os seus parceiros terão ovos da mesma espécie que eles, e nunca um filhote de Ditto.

Pokémon Sun e Moon: Ditto é o monstrinho perfeito para ganhar ovos (Foto: Reprodução / Thomas Schulze)

Outra forma elegante de manipular a loteria genética consiste em utilizar uma "Everstone". Sem ela, os filhotes de Pokémon sempre terão uma natureza aleatória. Por outro lado, se você fizer com que um dos pais segure uma "Everstone" durante a procriação, o filho tem 100% de chances de nascer com a mesma natureza que ele. Para pegar uma "Everstone", derrote "Ilima" em sua casa depois de virar o campeão de "Alola".

Acelerando o processo

O tempo de gestação e nascimento de um Pokémon varia muito entre cada espécie, mas há algumas formas de fazer o relógio biológico trabalhar a seu favor. Monstrinhos de espécies diferentes demoram mais para botar um ovo do que dois Pokémon da mesma espécie.

Por outro lado, se o casal for formado por monstrinhos vindos de dois treinadores diferentes, o processo é acelerado.

Pokémon Sun e Moon: Monstrinhos de outros treinadores e países geram ovos melhores (Foto: Reprodução / Thomas Schulze)

Para chocar um ovo, é preciso botá-lo entre os seis membros de sua equipe e caminhar bastante com ele. Cada espécie exige uma quantidade diferente de passos, mas o processo é concluído muito mais rapidamente caso algum membro da sua equipe tenha as habilidades "Magma Armor" ou "Flame Body".

Pokémon Sun e Moon valem a compra de um New 3DS XL? Comente no fórum do TechTudo!


>>> Veja o artigo completo no TechTudo