Gwent é o jogo de cartas apresentado em The Witcher 3: Wild Hunt. Em 2017, o cardgame será lançado cheio de melhorias e novos recursos como um título próprio para PS4 e Xbox One e PC, mas até lá, a desenvolvedora CD Projekt Red conduzirá testes em um beta fechado. Confira nossas impressões sobre a mais nova versão do jogo.

Aprenda a construir decks com o Gwent Deckbuilder

(Re)aprendendo a jogar

Gwent fez muito sucesso, não apenas nas tavernas e castelos visitados por Geralt em The Witcher 3, mas também nos lares dos jogadores, que adoraram competir e ficaram com vontade de curtir um pouco mais do viciante cardgame. Felizmente, a CD Projekt RED aproveitou a E3 de 2016 para satisfazer os fãs e confirmar que Gwent ganharia o seu próprio título free to play.

Gwent ganhou jogo próprio independente de Witcher 3 (Foto: Reprodução / Thomas Schulze)

Desde então o jogo evoluiu bastante e, pelo que pudemos ver no beta fechado inaugurado em 25 de outubro, a despeito dos inevitáveis (porém raros) travamentos e bugs, já parece ter uma estrutura muito próxima do que será visto na versão final.

Logo no começo do jogo, um tutorial apresenta o caminho das pedras, com as mecânicas básicas necessárias para se dar bem no viciante mundo do Gwent, desde as regras e funcionamento das cartas até o procedimento para construção de decks. Como a interface é mais rica em recursos e mais robusta do que a mostrada originalmente, é aconselhável que nem os jogadores mais veteranos pulem o tutorial.

Gwent tem um visual mais bonito que sua versão em Witcher 3 (Foto: Reprodução / Thomas Schulze)

As regras, no entanto, são as mesmas utilizadas no grande RPG de 2015: dois jogadores colocam seus decks para se digladiarem em uma arena dividida em três setores onde devem ser inseridas as cartas: os campos de curta, média e longa distâncias. Em um sistema “melhor de três”, vence o jogador que conseguir somar o maior número entre os atributos das três fileiras em duas rodadas.

Gwent ainda receberá dezenas de novas cartas na fase de beta fechado (Foto: Reprodução / Thomas Schulze)

Cartas na mesa

Os aprimoramentos visuais de Gwent vão muito além da apresentação da mesa de jogo. No novo game, até as cartas ganharam animações e sons próprios. Em vez das imagens estáticas exibidas no clássico RPG, algumas das novas cartas possuem pequenas animações e sons.

Geralt, por exemplo, é mostrado matando um monstro e exclamando “Não é seu dia de sorte”. Pequenos detalhes como esse tornam as partidas muito mais vivas e, aliados ao gameplay fácil e acessível, garantem que a experiência de jogo seja muito agradável.

... eta-01.jpg" width="695">Gwent possui regras e jogabilidade bem simples (Foto: Reprodução / Thomas Schulze)


Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Ás na manga

A grande diferença neste novo Gwent é que desta vez as partidas são realizadas não com NPCs, mas sim contra jogadores de todo o mundo através da internet. O matchmaking está acontecendo de forma ágil e, tal qual Hearthstone e The Elder Scrolls: Legends, a expectativa é que rapidamente se forme uma comunidade apaixonada e um cenário competitivo sólido.

Gwent já tem uma loja online funcionado no beta fechado (Foto: Reprodução / Thomas Schulze)

O beta já oferece microtransações com preços em reais, permitindo que o jogador adquira barris com novos itens. Como de praxe nos títulos free to play, elas não são obrigatórias para jogar ou mesmo vencer as partidas, mas ajudam o jogador a progredir mais rápido que seus oponentes.

A CD Projekt RED promete que o beta prosseguirá pelo tempo que for necessário até que todos os pequenos bugs sejam sanados e toda a jogabilidade seja perfeitamente equilibrada. A julgar pela qualidade mostrada nos primeiros dias de beta, a missão parece fácil e Geralt logo protagonizará uma aventura do mais alto calibre.

Gwent aceita os principais bandeiras de cartões brasileiros (Foto: Reprodução / Thomas Schulze)
The Witcher 3 é o melhor jogo de RPG? Comente no fórum do TechTudo!


>>> Veja o artigo completo no TechTudo