Nos últimos anos, hackers tem intensificado ataques para obter acesso a webcam de computadores. Recentemente, esses casos ganharam evidencia após a divulgação de uma foto do CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, em que a webcam e o microfone de seu Macbook aparecem bloqueados com fita adesiva. A preocupação cresceu quando o diretor do FBI, James Comey, afirmou que, por segurança, usuários deveriam cobrir a webcam de seus computadores com fita adesiva.

Tudo o que você precisa saber sobre o novo macOS Sierra antes de baixar

Se você deseja se proteger mas não quer usar fita em seu Mac, pode baixar o OverSight. Com esse software gratuito instalado, o usuário receberá alertas na área de trabalho quando um site ou programa malicioso tentar acessar, sem autorização, a webcam do computador da Apple.

Receba alertas quando um app tentar usar a webcam ou microfone do Mac (Foto: Divulgação/Apple)

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Passo 1. Acesse o site do OverSight e clique na opção “Download”;

Opção de download na página da web do software OverSight que bloqueia tentativas de acesso à webcam do Mac (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 2. Descompacte o arquivo zip que foi baixado para seu computador (dois cliques sobre ele ou usar o toque com dois dedos no trackpad). Abra o instalador e clique na opção “Install”;

Instalação do aplicativo OverSight que impede o acesso não autorizado à webcam do Mac (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 3. Quando a instalação terminar, um alerta será lançado na área de trabalho indicando que a webcam do Mac foi integrada ao OverSight. Clique em OK para que o alerta saia da tela.

... ight="388" src="//s2.glbimg.com/qBaTM4H_PzO0-5aNRQB68XMVrYo=/695x0/s.glbimg.com/po/tt2/f/original/2016/10/21/passo-312.png" width="695">Confirmação da integração da webcam do Mac com o OverSight, software gratuito que impede o acesso indevido à webcam do computadores da Apple (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Quando alguém tentar acessar a webcam de seu computador sem autorização, o software enviará um alerta para área de trabalho do Mac e você pode bloquear a invasão com apenas um clique.

Como baixar o macOS Sierra e o iOS 10? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo. 


>>> Veja o artigo completo no TechTudo