VPN, que significa “Rede Virtual Privada”, é uma tecnologia que permite conectar-se a uma rede de comunicação e ligar diferentes dispositivos, passando por eventuais restrições. Muitos serviços oferecem VPN pago, mas há também boas opções gratuitas. Para quem usa de forma profissional, é comum utilizar o VPN oficial da empresa ou uma versão paga. Mas para objetivos e uso caseiros, usar um VPN gratuito pode ser uma boa pedida. Vale o aviso, porém: alguns possuem edições pagas, mas não é obrigatório assinar para usufruir de suas vantagens, ainda que limitadas. Confira as dicas de sete deles:

O que é VPN? Saiba tudo sobre a rede virtual privada

VPNs servem para estabelecer conexões mais seguras entre dispositivos que usam a Internet (Foto: Zíngara Lofrano/TechTudo)

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

1. TunnelBear

O TunnelBear é um VPN fácil de usar e com design bem amigável. Ele oferece ainda aplicativos para quase todas as plataformas mais atuais, como iOS, Android, Windows e Mac. É uma ótima opção para quem está começando a usar a tecnologia.

TunnelBear é simples e fácil de usar (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Vale lembrar, porém, que por ser gratuito ele oferece uso limitado de dados de até 500MB. Também não é possível usá-lo para troca de arquivos e dados via P2P, de ponta a ponta. Mas, ainda assim, para uso básico ele é um dos melhores.

2. WindScribe

O WindScribe é ótimo para quem preza por segurança de seus próprios dados, já que ele não guarda informações de uso em logs. Sua política de privacidade é honesta com o usuário mas, por outro lado, não conte com o suporte técnico para resolver problemas.

Windscribe é para quem preza por segurança (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Ainda assim, vale a pena por oferecer até 10GB de limite de dados para uso em sua edição gratuita, um dos maiores limites entre os concorrentes. Também há aplicativos oficiais para iOS e Android.

3. VPN Gate

O VPN Gate tem dono japonês e tem código aberto, ou seja, pode ser melhorado por usuários – ainda que de forma controlada pelos donos do negócio. Por isso, seu desenvolvimento é constante, e alguns problemas ou bugs podem ocorrer durante o uso.

VPNGate é o VPN japonês (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Por conta de seu país de origem, onde ficam hospedados seus servidores, pode apresentar alguns lags ocasionais, e não permite torrent nem P2P. Porém, quando roda bem, sua velocidade é consideravelmente superior à concorrência.

4. Tor Project

O Tor Project é um navegador conhecido por aqueles que tentam explorar a chamada “deep web”, local considerado quase “secreto” da Internet. O que poucos sabem é que ele funciona como um serviço de VPN gratuito, ainda que não use a tecnologia exata dos concorrentes.

Tor Project, navegador e serviço estilo VPN (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Por ser um navegador quase que com “VPN embutido”, ele oferece serviços similares aos do Opera. É fácil de usar e instalar e pode alcançar praticamente qualquer página da rede, mesmo aquelas protegidas por região, sem muito trabalho. O ponto negativo é que ele exige muito da conexão de Internet do usuário, e pode deixar tudo bem lento.

5. Hide.me

O Hide.me é um VPN conhecido por ser pago e oferecer boas vantagens neste categoria, mas sua edição gratuita não deixa a desejar. Ele permite escolher 22 países como servidor de acesso e não guarda dados de usuários.

Hide.me alega ser mais rápida (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Seu grande problema é o limite de dados de 2GB por mês, mas é possivelmente o único impedimento que os usuários terão com a versão gratuita. Além disso, para quem gosta, o VPN também aceita pagamento em Bitcoin, além de cartão de crédito.

... ng>

6. CyberGhost

CyberGhost é outro serviço que oferece ótimas oportunidades em sua versão paga, mas que não deixa dever em nada na versão gratuita. Ou melhor, quase nada, já que sua conexão não é das melhores.

CyberGhost é grátis e eficaz (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Ainda assim, o CyberGhost é um dos VPNs com versão gratuita que tem mais servidores para serem escolhidos – são mais de 40 – e oferece ainda grande suporte para os usuários, mesmo quem não paga nada por isso.

7. Opera

Assim como o Tor, o Opera é um navegador com recursos de VPN gratuito, embutido no próprio software. Por meio das configurações de segurança do usuário, é possível ativar ou desativar o recurso, na hora que quiser.

Opera é outro navegador que aposta em VPN (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

A vantagem Opera é que ele não pesa como o Tor na conexão. Além disso, também não é preciso baixar extensões ou se arriscar em sites desconhecidos em busca de um acesso extra. Tudo é feito nas configurações do navegador e usa a mesma segurança do programa.

Qual é o melhor antivírus grátis? Comente no Fórum do TechTudo.


>>> Veja o artigo completo no TechTudo