Ao tentar desligar o computador, o Windows pode insistir em fazer updates e obriga o usuário a esperar. Embora pareça obrigatório instalar tais atualizações, existem formas de contornar isso e conseguir encerrar imediatamente. Essas opções são as mesmas que, normalmente, são usadas para desligar ou reiniciar. Entretanto, quando existe uma atualização pronta para ser instalada, é possível que ela não esteja disponível. Veja como desligar um PC com Windows sem ter que instalar updates.

Como conectar servidores FTP no Windows sem instalar nada

Veja como desligar um PC com Windows sem ter que instalar atualizações (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Desligando a partir da caixa de diálogo “Desligar o Windows”

Esse é o método mais simples de desligar o sistema quando ele insiste em querer atualizar. Primeiramente, certifique-se de que a área de trabalho está com o foco no momento. Para isso, clique em qualquer área vazia do desktop ou pressione as teclas Windows + D.

Em seguida, pressione as teclas Alt + F4 para acessar a caixa de diálogo “Desligar o Windows”. Para encerrar sem instalar atualizações, selecione “Desligar” na lista de opções da janela. Em seguida, clique em “OK” para desligar seu PC imediatamente.

Usando a caixa de diálogo Desligar o Windows (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Desligando a partir da tela de bloqueio

Também é possível desligar o PC usando a tela de login. Pressione Windows + L para bloquear a tela, ou saia da sessão atual. Em seguida, no canto inferior direito da tela de login, clique no botão de energia e selecione “Desligar” no menu pop-up (ignore qualquer opção com a palavra “Atualizar”). O computador será encerrado sem instalar atualizações.

Desligando o PC a partir de tela de bloqueio (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Desligando a partir do Prompt de Comando

Por fim, se você precisa se fazer isso a partir de um script ou diretamente no Prompt de comando, faça o seguinte:

Passo 1. Pressione as teclas Windows + X. No menu que será exibido, clique em “Prompt de comando (Admin)”, para acessar o prompt como administrador;

Acessando o Prompt de Comando como administrador (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)
... Passo 2. Dentro do Prompt, execute o comando de desligamento “shutdown -s -t 0″ (sem as aspas) e pressione "Enter".
Desligando o PC a partir do Prompt de Comando (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Pronto! Experimente cada uma das opções e, se alguma delas não permitir o desligamento, passe para a próxima opção! Quando for possível, deixe o sistema atualizar normalmente.

Qual é o melhor Windows de todos os tempos? Comente no Fórum do TechTudo.

 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo