A LG lançou sua nova linha de TVs OLED 4K nesta terça-feira (24) em São Paulo. E o destaque da nova linha é o chamado "preto absoluto", graças ao nível de contraste extremo das imagens. Os aparelhos, com versões 55 e 64 polegadas, chegam ao Brasil com preço sugerido de R$ 14 mil e R$ 32 mil, respectivamente.

OLED, 4K, UHD, HDR etc: conheça o significado das siglas nas smart TVs

Para constatar o alto contraste e o "preto absoluto" das novas OLED 4K, a LG organizou o lançamento no Planetário de São Paulo. Ali, as TVs "desapareciam" no escuro do céu, em meio à projeção das estrelas. Nesse quesito, as OLED65E6 e OLED55B6 fizeram bonito e passaram com louvor no teste.

Nova TV OLED 4K LG traz imagens impressionantes, mas tem visual discreto (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)

E como isso influi na qualidade da TV? Bom, em linhas gerais, o "preto puro" ou "preto absoluto" significa ausência de qualquer brilho ou cor. Caso o nível esteja fora do ideal (indicando que há brilho em excesso), a TV sofre a chamada "luminância", e apresenta uma imagem escura, sem vida. Ou pior: o "black crush", que é a obstrução de detalhes em cenas escuras.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Para efeitos de comparação, uma TV LED nunca exibe a cor preta de forma real, porque a luz emitida no plano de fundo sempre estará lá para gerar pixels coloridos. Há uma espécie de vazamento de luz para os lados. Essa dispersão impede que os tons escuros sejam intensos. Isso não ocorre com telas de OLED, pois cada pixel acende de forma independente. Assim, os pixels que estiverem em uma área que deve ser completamente sem cor ficarão apagados, enquanto os demais se manterão ligados para gerar outras cores.

A imagem na OLED é feita através de um único painel, que gera cor, luz e brilho (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)

Ao contrário da tendência das telas curvas, as novas OLED 4K da LG vêm com telas planas, que dão um ar mais simples e elegante aos aparelhos. Ultrafinas, elas trazem a tecnologia “Picture-on-Glass” – que elimina o painel traseiro de iluminação e diminui a espessura da TV para 2.57 mm (painel).

O resultado disso é uma harmonia maior com qualquer ambiente. Porém, vale lembrar que os modelos curvos estão sendo muito bem aceitos no mercado e podem ser um ponto a ser considerado para quem quer investir numa TV top de linha. Afinal, a vantagem das telas curvadas é justamente a adaptação a qualquer ambiente, independente do nível de luz e reflexos sobre o aparelho.

"Preto puro" em ação: a TV "desaparece" na escuridão (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)

No quesito "

... funções smart", as OLED trazem o webOS 3.0, talvez o mais simples e intuitivo dos sistemas operacionais de TVs. Colorido, fácil de operar e extremamente prático, o WebOS ainda consegue operar fluido e sem engasgos.
WebOS 3.0 em ação: o melhor e mais fácil sistema operacional de TV atual (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)

As TVs contam ainda com a certificação Ultra HD Premium (que garante som e imagens de alta qualidade), sistema de som Harman/Kardon e, nos modelos de 65 polegadas, as TVs OLED trazem também base Sound Bar e sistema de som 2.2 canais, com woofer embutido. 

Samsung, Sony, LG ou Philips, qual a melhor smart TV do mercado? Veja no Fórum do TechTudo.

No geral, a experiência com as novas TVs OLED da LG é algo impressionante. Cores vivas, som extremamente definido, preto puro e contraste ideal. A aparência, apenas discreta, e a ausência de uma versão curva podem causar desinteresse. Mas se o objetivo é ter uma das melhores experiências de imagem disponíveis (e o preço alto não for um problema), as novas OLED da LG são a melhor opção.

*O jornalista viajou para São Paulo a convite da LG



>>> Veja o artigo completo no TechTudo