O Google publicou em seu blog oficial, nesta terça-feira (9), uma novidade no Inbox by Gmail com objetivo de aumentar a produtividade de quem trabalha com Trello e GitHub. Com esta atualização, o usuário poderá receber alertas agrupados na caixa de entrada quando houver alterações em projetos nos dois serviços. O update já está disponível na versão Android e ainda não tem previsão de chegar no iPhone (iOS).

Google começa a testar respostas automáticas e inteligentes no Inbox

Quem utiliza o Trello para organizar tarefas ou GitHub como repositório de códigos-fontes, está acostumado a receber alertas por e-mail quando um projeto é alterado por outro participante. Agora, essas mensagens também vão aparecer aglutinadas na caixa de entrada do Inbox by Gmail. E, se for necessário, basta tocar em “Abrir no GitHub” ou em “Abrir no Trello” para ser redirecionado para o app.

Inbox by Gmail é o app inteligente de gerenciamento de emails do Google (Foto: Divulgação/Google)

O principal benefício da mudança é que o usuário terá uma visão mais global de todos os projetos que está participando e as respectivas alterações ao longo do dia. 

O Inbox by Gmail é conhecido por organizar as mensagens recebidas por temas, de forma automática. Esse recurso também funcionará com os alertas recebidos por esses dois serviços de internet.

Diversos sites já possuem esse tipo de integração, como o Steam, principal loja digital de games do PC e o Mercado Livre. As notificações desses serviços são marcados como “compras” e, com isso, possuem um destaque específico no menu do aplicativo e aparecem agrupadas na caixa de entrada.

Gmail: como trocar o endereço de e-mail? Comente no Fórum do TechTudo.

Para que esta integração funcione, é necessário conversar e trabalhar em conjunto com cada equipe de desenvolvimento. Não há uma forma automática de incluir todos os serviços de internet disponíveis. Por isso, o Google convida empresas à entrarem em contato caso queiram que seus respectivos serviços sejam realçados na caixa de entrada do Inbox by Gmail.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Novidades para Google Alerta e Google Drive

Além

... dessa integração com o GitHub e Trello, a atualização do aplicativo também agrupará as mensagens enviadas pelo Google Alerta. Se alguma mensagem for de interesse do usuário, ele poderá abri-la separadamente para ler. Caso contrário, poderá marcar tudo como “Concluído”.

O Google anunciou outras pequenas mudanças baseadas no feedback dos usuários. Agora, é possível salvar links do Google Drive no e-mail e salvar anexos diretamente no serviço de armazenamento na nuvem. Também será possível “arrastar e soltar” um contato entre as opções “Para”, “Cc” e “Cco”.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo