A Cortana é uma das funções mais aguardadas do Windows 10 e a Microsoft quer que todos a usem. Tanto é, que No Windows 10 Anniversary Update, a empresa removeu a opção que permitia desativar/ativar a Cortana no sistema. O problema é que nem todos querem usar ou ficar com a função ativa, pois ela consome muitos recursos e nem sempre é necessária para alguns usuários. Felizmente, ainda é possível desativar Cortana através de uma alteração no sistema, e nesse tutorial, você verá como fazer isso usando o registro do Windows.

Windows 10 Anniversary Update: o guia completo para atualizar seu PC

Embora a mudança transforma a caixa da Cortana em uma simples ferramenta de busca para aplicativos e arquivos locais, se você não que usar a Cortana, basta fazer o seguinte:

O Windows 10 Home oferece as principais funções do sistema (Foto: Luana Marfim/TechTudo) (Foto: O Windows 10 Home oferece as principais funções do sistema (Foto: Luana Marfim/TechTudo))

Passo 1. Execute o Editor de Registro do Windows. Para isso, pressione as teclas Windows + R simultaneamente. Na pequena janela que aparece, digite “regedit” (sem as aspas) e tecle enter, ou clique no botão “OK”. Se for solicitado, forneça a senha ou clique no botão “Sim” para autorizar a execução;

Executando o Editor de Registro do Windows 10 (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 2. Com o Editor do Registro aberto, navegue até a chave HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Policies\Microsoft\Windows\Windows Search. Se você não encontrar a pasta “Windows Search”, abaixo da pasta do Windows, clique com o botão direito do mouse na pasta do Windows. No menu que aparece, clique na opção “Novo”, depois em “Chave” e nomeie a pasta como “Windows Search”;

Adicionando a chave "Windows Search" no registro do Windows (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 3. Dentro de “Windows Search”, Clique com o botão direito do mouse em uma área vazia. No menu de contexto, clique em “Novo” e depois em “Valor DWORD (32-bit)”;

Adicionando um novo valor dentro da chave "Windows Search" (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 4. Nomeie o item como como “AllowCortana” (sem as aspas) e tecle enter para confirmar;

... mg alt="Nomeando o valor AllowCortana (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)" height="382" src="//s2.glbimg.com/sNoDOETFB0MYuMPmPo5RzFfq6fU=/695x0/s.glbimg.com/po/tt2/f/original/2016/08/03/desativar-cortana-no-windows-10-anniversary-update-4.png" width="695">Nomeando o valor "AllowCortana" (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 5. Dê um duplo clique no valor “AllowCortana” para editá-lo. Na pequena tela que será exibida, preencha o campo “Dados do Valor” com “0″ (sem as aspas).

Finalmente, clique no botão “OK” e feche o Editor de Registro do Windows.

Ajustando o valor "AllowCortana" (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Pronto! Saia da sessão atual e entre novamente ou reinicie seu computador para que alteração seja efetivada. Depois, se precisar desfazer a alteração e restaurar a Cortana no futuro, você pode simplesmente voltar no registro do Windows, localizar o valor ”AllowCortana”, e excluí-lo ou defini-lo como “1″.

Qual a sua opinião sobre a Cortana? Conte sua experiência no Fórum do TechTudo.

 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo