A Amazon patenteou um projeto de headphones com cancelamento de ruído mais seguros que aqueles disponíveis na atualidade. A ideia é que o dispositivo consiga desligar sozinho a função em situações de risco, permitindo que o usuário ouça alertas e pedidos de socorro.

Puro Sound lança headphones que protegem a audição de criança

Como sempre, a patente não significa que o produto será lançado imediatamente, mas apenas que há um processo de desenvolvimento da tecnologia. A novidade pode se mostrar interessante em novos headphones que ofereçam o isolamento ativo, tornando o uso desses equipamentos seguro em locais movimentados e propensos em acidentes.

Esquema mostra como o headphone seguro da Amazon deve funcionar (Foto: Reprodução/USPTO)

Um fone de ouvido com cancelamento de ruído típico funciona impedindo que sons exteriores interfiram naquilo que o usuário ouve: é difícil se arriscar a usar um desses em uma rua movimentada, onde não se ouve o som dos carros se aproximando, buzinas e nem freadas, por exemplo.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tech no Android ou iPhone

A ideia da Amazon é que o uso de fones com cancelamento de ruído nesses locais seja possível por meio de uma tecnologia que “ouve” todos esses sons e identifica riscos para alertar o usuário.

A tecnologia é composta por um conjunto de microfones nas conchas dos fones, voltados para o mundo exterior. Eles teriam a função de registrar os sons no ambiente, que depois são analisados em tempo real por um sistema simples embarcado no dispositivo.

O acessório seria capaz de identificar registros em determinada frequência indicativos de risco iminente, ou mesmo ser configurado para identificar um nome específico: dessa forma, se alguém chamar o usuário do fone pelo nome, o sistema cancela o isolamento acústico imediatamente.

Qual o melhor headphone que pode se comprar em relação a custo-benefício? Opine no Fórum do TechTudo.

Há ainda a possibilidade de configuração de frases simples, como um colega de traba

... lho convidando para o almoço.

Outro aspecto positivo da invenção da Amazon é a ideia de criar uma tecnologia que amadureça com o tempo. Se o fone percebe um sinal de alerta, desliga o cancelamento de ruído, mas se observa que o usuário ligou a função imediatamente, entende que, na verdade, foi um falso positivo e evitará desligar o recurso novamente caso o mesmo som seja detectado.

Via USPTO, Ubergizmo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo