Após quase 30 anos, o Mega Drive ainda resiste na lembrança dos jogadores no mundo todo, graças a seus clássicos inesquecíveis. O melhor de tudo é que diversos destes títulos ainda podem ser aproveitados em plataformas modernas, como PS3, Xbox 360, PC, Nintendo Wii e em dispositivos móveis. Confira as dicas dos melhores e onde encontrá-los com mais facilidade:

Aprenda como jogar Mega Drive no PC gratuitamente

Golden Axe – Steam, iOS

Golden Axe, clássico de pancadaria da Sega, voltou por meio do Steam para PC e também está disponível na App Store, a loja online do iOS. O game mantém todas as características do original, incluindo a jogabilidade de muita luta.

Golden Axe é um dos clássicos disponíveis atualmente (Foto: Reprodução/Gaming Archive)

Muitos se lembram, mas vale reforçar: o clássico do gênero medieval foi um dos primeiros a fazer sucesso no console da Sega, graças aos gráficos realistas para sua época e clima de filme épico no estilo "Conan".

Gunstar Heroes – Steam, Xbox 360, PS3

Gunstar Heroes é uma pequena pérola da produtora Treasure que fez sucesso no Mega Drive. Hoje ele pode ser comprado e baixado nas plataformas Steam, Xbox 360 e PS3, como download individual.

Gunstar Heroes (Foto: Reprodução/Gaming Archive)

Trata-se de um dos melhores jogos de ação já lançados em todos os tempos e um dos melhores títulos do Mega Drive. Ele é tão frenético, rápido e desafiador que fica difícil acreditar que algo com tanta qualidade tenha sido lançado na época do console.

Sonic CD – Steam, Xbox 360, PS3, Android, iOS, Windows Phone

Sonic CD pode não ser o melhor jogo do ouriço azul, mas ainda assim é muito querido entre os fãs da série. O visual ainda mais arrojado, a trilha sonora marcante e a jogabilidade com novidades que levavam Sonic a novos planos tornaram o jogo inesquecível.

Sonic CD (Foto: Reprodução/Gaming Archive)

Hoje ele está disponível como download individual em plataformas como PC, via Steam, PS3, Xbox 360, Windows Phone e até mesmo em dispositivos iOS e Android – como o Ouya, por exemplo.

Sonic The Hedgehog 2

... �� Steam, PS3, Xbox 360, iOS, Android, Wii

Este sim! Considerado por muitos fãs como o melhor game da série já lançado, Sonic The Hedgehog 2 vendeu milhões e hoje pode ser aproveitado nas mais diversas plataformas, como Virtual Console do Wii, PS3, Xbox 360, iOS, Android e Steam, tudo via download individual.

Sonic the Hedgehog 2 (Foto: Reprodução/Gaming Archive)

Sonic 2 foi o responsável por uma série de inovações na saga, como a inclusão de Tails como personagem jogável e também o modo multiplayer – que poderia ser cooperativo ou competitivo entre os dois personagens. A trilha sonora seguia inesquecível.

Streets of Rage 2 – 3DS, Xbox 360, Steam

Streets of Rage 2 foi o jogo definitivo de pancadaria de rua por muito tempo no Mega Drive. Gráficos, personagens e jogabilidade cativante fizeram fama. Jogar multiplayer cooperativo com os amigos era de tudo o mais divertido na época.

Streets of Rage 2 (Foto: Reprodução/Gaming Archive)

Felizmente, Streets of Rage 2 ainda pode ser encontrado e jogado com facilidade, como download individual no Xbox 360 e Steam, com direito a multiplayer online. O Nintendo 3DS também recebeu uma edição, mas fazendo uso do efeito 3D do portátil.

Comix Zone – GBA, Wii, Xbox 360, PS3, PC

Comix Zone sempre carregou um estilo único por ser um game de pancadaria e plataforma que imitava uma revista em quadrinhos. Durante muito tempo, porém, ele não foi um jogo tão fácil de ser encontrado no próprio Mega Drive.

Comix Zone (Foto: Reprodução/Gaming Archive)

Atualmente a situação é outra, já que ele foi relançado diversas vezes. O Game Boy Advance já é um portátil relativamente antigo, mas tem sua própria versão do jogo. No PC, via Steam, e também no Wii, é possível comprá-lo via download individual. No PS3 e Xbox 360 o jogo saiu com uma compilação de outros títulos do Mega Drive.

Sonic 3D Blast – Wii, PC, Xbox 360, PS3

Sonic 3D Blast costumava ser um jogo bem injustiçado, por conta da jogabilidade muito diferente dos outros jogos da série do mascote da Sega, mas mesmo assim conseguiu alguma fama, e um status de "cult".

Sonic 3D Blast (Foto: Reprodução/Gaming Archive)

Hoje ele pode ser comprado por meio de compilações no Xbox 360 e PS3, ou via download individual no Steam, para PC, e Virtual Console do Wii.

ToeJam & Earl – Wii, PS3, Xbox 360

Um dos jogos mais "insanos" do Mega Drive, ToeJam & Earl colocava os jogadores no controle de dois simpáticos alienígenas do rap, que deviam percorrer caminhos estranhos para completar seus objetivos.

TOEJAM & EARL (Foto: Reprodução/Gaming Archive)

Atualmente, ToeJam & Earl, o primeiro da série, pode ser encontrado como download individual no Wii e PC, além de compilações especiais no Xbox 360 e PS3, junto com outros clássicos absolutos de Mega Drive.

Virtua Fighter 2 – iOS, Wii, PS3, Xbox 360, PC

A versão Mega Drive de Virtua Fighter 2 foi muito elogiada na época em que foi lançada, por ser adaptação de um game de Sega Saturn, mas mantendo boa parte da qualidade do original. É claro que os gráficos 3D do jogo de luta não eram os mesmos, mas se esforçavam para serem similares.

Virtua Fighter 2 (Foto: Reprodução/Gaming Archive)

Atualmente, Virtua Fighter 2 tem versões até mesmo para os dispositivos iOS, além de downloads individuais no PC, via Steam, e Wii, via Virtual Console. Compilações para Xbox 360 e PS3 trazem o jogo.

Vectorman – Wii, PC, Xbox 360, PS3

Vectorman sempre foi um game muito curioso e bem elogiado no Mega Drive. O personagem ser formado apenas de formas geométricas em um game de plataforma cheio de ação já era suficiente para deixar todos animados com a produção.

Vectorman (Foto: Reprodução/Gaming Archive)

Atualmente ele está disponível em compilações lançadas no PS3 e Xbox 360, além de download individual para Wii e PC, via Virtual Console e Steam, respectivamente. Se voltar um pouquinho mais no tempo, podemos considerar ainda coletâneas vendidas no PS2 e GameCube com o clássico.

Você ainda joga games retrô nos consoles? Opine no Fórum TechTudo!



>>> Veja o artigo completo no TechTudo