O Windows 10 Educação é uma versão do sistema operacional da Microsoft com recursos focados para o ensino, para o uso de professores, instituições e estudantes. A interface é desenhada para as necessidades de escolas ou pessoas envolvidas na área de ensino e precisa da “licença acadêmica” — disponível apenas para as escolas. O update é gratuito para quem já tem Windows 10 Home ou Pro no computador e a Microsoft oferece desconto para alunos e professores que quiserem adquirir uma licença do software. Vale lembrar que o prazo para baixar o novo sistema da Microsoft sem pagar nada encerrou no dia 29 de julho deste ano.

Windows 10: 20 coisas que você precisa saber antes de instalar no PC

Windows 10 Educação é uma versão do sistema com foco no ensino (Foto: Divulgação/Microsoft)

Ferramentas para ensino

A versão do Windows 10 Educação já é preparada para atender as necessidades de estudantes e profissionais de ensino. O sistema integra programas como o Microsoft OneNote, OneDrive e pacote Microsoft Office 365, que vem com Microsoft Word, Microsoft Excel, Microsoft PowerPoint e mais itens para o dia a dia de estudo e aulas. 

Já sobre a loja do Windows, o usuário se depara com diversos aplicativos voltados para a temática de pesquisa e aprendizagem, o que deixa mais simples a tarefa de encontrar o app certo para ensino.

Além disso, o sistema é preparado para executar diversas tarefas simultâneas e utilização de “tinta digital” na tela, que precisa de um computador com display sensível ao toque e permite interagir com anotações e desenhos à mão, em tempo real. O recurso pode ser utilizado, por exemplo, em programas de apresentações, como o Power Point, o que deixa a tarefa de ensinar na sala de aula mais interativa e prática — simulando, por exemplo, um quadro de giz.

O interessante do Windows 10 Educação é que permite personalizações por parte do professor, com gestões inteligentes do sistema, de forma simplificada. É possível, por exemplo, fazer a gestão de arquivos usando o serviço de nuvem ou salvando no próprio PC — provas, gabaritos, trabalhos dos alunos e centralizar tudo. Os recursos do sistema podem ser utilizado por estudantes de todas as idades e profissionais ou instituições de diversos níveis de ensino.

Atualização do Windows 10 funciona em computador com software pirata? Veja no Fórum do TechTudo. 

Segurança do sistema

Para manter a máquina funcionando sem problemas em ambientes escolares ou de estudo, o Windows 10 Educação é reforçado para não ser alvo de ataques de hackers ou vírus. Para ajudar nessa função é utilizado o recurso Device Guard, quem mantém os dados seguros com criptografia da Microsoft (BitLocker), protegendo arquivos e documentos de acessos mal intencionados.

Windows 10 Educação oferece segurança e criptografia no sistema (Foto: Divulgação/Microsoft)

Não quer perder tempo e manter a segurança? Então saiba que o sistema usa o “Azure Active Directory” que permite autenticar o acesso aos programas, como Microsoft Office 365 e Dropbox, de forma mais rápida.

Compatibilidade e licenciamento

O Windows 10 Educação é compatível com diversas marcas e configurações de computadores e tablets. Vale conferir a lista de especificações técnicas para rodar o Windows 10 no computador para garantir que o sistema vai funcionar sem problemas na atualização.

Segundo a Microsoft, a versão “Educação” está disponível apenas para Universidades e escolas conveniadas, sendo necessário verificar com a instituição como conseguir a chave de ativação do produto. A atualização é realizada por meio de um link de download, disponibilizado pela escola, com

... atualização gratuita.

Windows para Estudantes

Quem ainda não tem a versão do Windows mais recente no PC, saiba que estudantes. professores e instituições de ensino têm desconto mediante uma verificação acadêmica. Pode ser por meio do e-mail da escola ou universidade, conta da instituição, carteirinha de estudante ou com outra documentação.

Versão para compra do Windows 10 tem desconto para estudantes, professores e instituições de ensino (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Está disponível o Windows 10 Home para Estudantes com preço de R$ 422,99 que vem com interface para multitarefas e personalizações. Já o Windows 10 Pro para Estudantes tem preço de R$ 728,99 e é mais avançado, com criptografia avançada e uso de máquinas virtuais. 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo