Enquanto as Olimpíadas Rio 2016 se aproximam no Rio de Janeiro, o Google anunciou uma nova área dedicada à cidade na plataforma Google Arts & Culture. Ao todo, o gigante de Internet fez parcerias com oito instituições culturais cariocas para digitalizar e oferecer gratuitamente fotos panorâmicas em 360° de mais de 20 locais emblemáticos e pontos turísticos criadas com a tecnologia do Google Street View, mais de três mil fotos e obras de arte, 43 exposições, além de oito tours de realidade virtual que podem ser vistos usando Cardboard — um passeio virtual para turistas e cariocas observarem todas as mudanças na cidade maravilhosa.  

Falta pouco para Google apagar os históricos do Orkut; baixe suas fotos

Acervo do Google Arts & Culture ganha galeria do Rio perto das Olimpíadas 2016 (Foto: Camila Peres / TechTudo)

"Nem todo mundo tem acesso à cultura, por várias razões sociais ou econômicas. Até mesmo eu e você não conseguiríamos ter acesso a todo patrimônio cultural do mundo, não haveria tempo. A tecnologia ajuda a resolver esse problema", explica Giorgia Abeltino, diretora no Google Cultural Institute.

Ainda de acordo com Giorgia, que destacou que, além da plataforma web, o Instituto Cultural do Google oferece também um aplicativo, a ideia é trazer conhecimento para a rotina dos usuários. "As pessoas vivem com o celular o tempo todo. Estamos oferecendo cultura para elas na palma da mão", completa. 

Os oito tours com o Cardboard (saiba como usar) disponíveis são:

Cristo Redentor - passeio contém a história da construção do monumento narradas por Padre Omar, reitor do Santuário do Cristo Redentor. Ao todo são 313 fotos inéditas — incluindo o Corcovado ainda sem o Cristo, duas exposições e Street View com imagens da área de visitação para turistas.

Secretaria de Conservação Rio - tour narrado por especialistas revela marcos de mudanças históricas e vistas deslumbrantes. São 380 imagens, seis exposições e mais 13 percursos de Street View.

Museu do Amanhã - a história da Zona Portuária do Rio e o entorno da Praça Mauá e da Baía de Guanabara, somando 1,2 mil fotos, oito exposições e um Street View.

Theatro Municipal do Rio de Janeiro - do salão principal ao subsolo, quem acessa este tour é acompanhado pela a atriz e bailarina Anna Botafogo, que mostra mais de 350 itens de pinturas, fotos, mobiliário, documentos e peças decorativas, cinco exposições e um Street View Indoor do local.

Google publica tour especial de Carboard no Rio de Janeiro no museu virtual (Foto: Melissa Cruz / TechTudo)

Instituto Moreira Salles - compartilhada a histórica de parte do acervo fotográfico do Brasil com fotos do Rio dos séculos XIX e XX. São quatro exposições, mais de 50 fotografias e Street View guiado.

MAM Rio - ao todo o acervo online d

... o Museu de Arte Moderna carioca conta com 250 obras, três exposições e 44 obras capturadas pelo Art Camera para mostrar detalhes imperceptíveis a olho nú.

Institutlo Elifas Adreato - passeio virtual através sobre música que revela a história por trás da arte de capa de álbuns com 149 pinturas e produções gráficas criadas para capas de discos e dez exposições.

Ziraldo - cartunista convida para uma visita narrada por suas 76 obras que revelam sua paixão pela cidade, cinco exposições e 104 desenhos originais em alta resolução capturados com a Art Camera.

Todos os passeios virtuais no Rio de Janeiro podem ser encontrados (google.com/culturalinstitute) e também no aplicativo Google Arts & Culture para Android e iPhone (iOS). Quem não tiver um Cardboard, pode montar um usando papelão, lentes, ímãs, velcro e um elástico. Além do conteúdo em realidade virtual, há outros que dispensam o acessório e podem ser vistos na tela do celular ou do PC.

Google Maps na Rio 2016

Também presente no evento, o Prefeito Eduardo Paes destacou que a prefeitura e o Google estão trabalhando para atualizar o Google Street View e o Google Maps a tempo dos Jogos Olímpicos. 

"Tem trecho do Street View que ainda não está atualizado com todas as informações, mas vai ficar", prometeu Paes. Segundo o Google, a previsão é de que os mapas fiquem atualizados com todas as mudanças ocorridas nas vias até a próxima terça-feira (2), dias antes do início da Rio 2016.

Participaram da iniciativa Santuário Cristo Redentor, Museu do Amanhã, Instituto Moreira Salles, MAM Rio, Secretaria de Conservação do Rio, Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Instituto Elifas Andreato e o cartunista Ziraldo. Os oito institutos se unem a mais de mil instituições de 70 países, somando seu acervo a mais de 200 mil obras de arte e um total de mais de seis milhões de fotos, vídeos, manuscritos e outros documentos de arte online, disponíveis online por iniciativa do Instituto Cultural do Google. 

Como saber se o Google Maps está atualizado? Veja dicas no Fórum do TechTudo.

 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo