O Windows 10 possui duas versões voltadas para desktops e notebooks. Elas são chamadas de Windows 10 Pro e Windows 10 Home. A versão Pro — de profissional — é a mais completa de todas e abrange mais recursos para desenvolvedores, por exemplo. Já a versão Home é voltada para usuários domésticos, que não vão precisar de recursos em rede, remotos ou mais complexos.

Windows 10: lista tem 20 dicas para você usar no seu computador

Será que vale a pena investir mais dinheiro na versão Pro do Windows 10 ou a versão Home já é suficiente para a maioria dos usuários? Listamos todas as funcionalidades que cada uma das versões oferece e fizemos uma análise do custo vs. benefício de cada uma delas. Confira nos próximos parágrafos.

Semelhanças entre as versões Pro e Home

O Windows 10 Home oferece as principais funções do sistema (Foto: Luana Marfim/TechTudo)

Como já foi informado, a versão Windows 10 Pro é mais completa e possui outras funções. A edição tem todos os recursos presentes na versão Home e ainda oferece mais alguns recursos extras. Veja a lista do que está presente em ambas as versões: 

- Menu iniciar personalizável:

- Windows Defender e firewall do Windows;

- Inicialização rápida com Hiperboot e InstantGo;

- Suporte a TPM;

- Funções para economia de bateria;

- Suporte à assistente pessoal Cortana e seus recursos, como sugestões proativas, lembretes, pesquisas na web, no dispositivo e na nuvem, ativação por voz com o comando “Ei Cortana”, dentre outros;

- Windows Hello: reconhecimento por biometria (impressão digital, reconhecimento facial e de íris) e segurança biométrica de nível empresarial;

- Áreas de trabalho virtuais;

- Ajuste de até quatro aplicativos em uma tela;

- Ajuste de aplicativos em telas diferentes;

- Continuum: passar do modo PC para tablet e vice-versa;

- Microsoft Edge e seus recursos exclusivos.

Vale a pena ressaltar que a presença de algumas destas funções vai depender da implementação pela fabricante. Por exemplo, para um notebook ter o sensor biométrico ou a função de reconhecimento facial, a fabricante precisa implementar a função no hardware do seu equipamento.

Recursos e funções presentes apenas no Windows 10 Pro

Agora veja os recursos mais avançados presentes apenas na versão Pro, que tem como foco usuários avançados e corporativos: 

- Ingresso em domínio;

- Gerenciamento de política de grupo;

- Internet Explorer em Modo Empresarial (IMIE);

- Assigned Access;

- Área de trabalho remota;

- Hyper-V Cliente;

- Fácil atualização da versão Pro para a Enterprise;

- Acesso ao Active Directory do Azure com logon único em aplicativos hospedados na nuvem;

- Adição de roaming de estado do usuário com o Azure Active Directory;

- Windows Store for Business;

- Provisionamento dinâmico;

- Proteção de dados corporativos;

- BitLocker;

- Inicialização confiável;

- Acesso condicional;

- Windows Update for Business

Como é possível para perceber, as funções extras oferecidas pelo Windows 10 Pro não são muito úteis para os usuários domésticos, tendo como foco principal usuários corporativos ou avançados.

Ainda em dúvida se o Windows 10 vale a pena? Troque dicas no Fórum do TechTudo.

... rong>Qual delas devo escolher?

Fica claro, após a listagem feita nos tópicos anteriores, que se você for um usuário doméstico, a versão Windows 10 Home suprirá todas as suas necessidades. Não conseguimos imaginar um cenário onde um usuário comum precise usar a função de “Gerenciamento de política de grupo”, por exemplo.

As principais e mais importantes funções do Windows 10, como a Cortana, Microsoft Edge, Windows Hello e outras estão presentes em ambas as versões. Assim, recomendamos que se você estiver pensando em comprar uma nova licença do Windows 10, adquira a Home. A não ser que você seja um usuário corporativo ou mais avançado e esteja pensando em implementar o software na sua empresa.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo