Quarta-Feira, 13 de Novembro de 2019

O controle de banda pode ser feito com uma configuração rápida no roteador, disponível no próprio computador do usuário. Com isso, é possível gerenciar o tráfego de Internet, determinando a velocidade da conexão para saída e entrada (kbps). Ainda é possível habilitar o controle de forma personalizada para cada PC conectado na rede, impedindo que a conexão fique sobrecarregada, distribuindo o tráfego para dispositivos que usem mais Internet e reduzindo os que precisam de pouca banda, usando apenas o número de IP.

Veja cinco situações que mostram que é hora de trocar o roteador

Confira no passo a passo abaixo como usar o recurso e aproveite para determinar o tráfego de Internet para cada desktop, notebook, celular ou tablet. 

Veja como configurar o controle de banda no roteador (Foto: Divulgação/TP-Link)Veja como configurar o controle de banda no roteador (Foto: Divulgação/TP-Link)

Passo 1. Acesse pelo navegador do computador usando o número de IP da rede, conectada no roteador. Digite seu nome de usuário e senha, confirmando em “Fazer login”. Para descobrir esse dado, veja este tutorial;

Acesse as configurações do roteador pelo computador (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Acesse as configurações do roteador pelo computador (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. No menu da lateral esquerda, selecione “Controle de Banda”. Em “Parâmetros” marque a caixa de texto ao lado de “Habilitar controle de banda”. Digite a velocidade de saída e entrada (kbps) de Internet e confirme em “Salvar”;

Confira como medir sua velocidade de Internet (upload e download) neste velocímetro. Lembrando que 1 Mbps é cerca de 1000 kbps.

Habilite o controle de banda no roteador (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Habilite o controle de banda no roteador (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Passo 3. Em seguida, clique em “Lista de Regras”. Neste ajuste você pode adicionar uma velocidade diferente para cada computador. Clique em “Adicionar” para iniciar;

Adicione uma nova regra para personalizar a velocidade de banda em cada computador (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Adicione uma nova regra para personalizar a velocidade de banda em cada computador (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 4. Agora marque a caixa de texto no topo, ao lado de “Habilitar”. Em seguida, adicione o endereço de IP do computador conectado na rede local. Para ver como descobrir, veja este tutorial (ele aparece logo acima de “Gateway padrão”, com o IP do roteador, seguido de “100″, “101″). Já a “Porta” é o número de intervalo de protocolo TCP/UDP (ou ambos). Veja mais sobre neste tutorial;

Adicione o número de IP e portas para habilitar o controle de banda na máquina (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Adicione o número de IP e portas para habilitar o controle de banda na máquina (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 5. Por fim, digite a velocidade mínima de máxima de upload (saída) e mínimo e máximo de download (entrada). Confi

... rme em “Salvar”. Repita o procedimento para cada máquina na rede.
Adicione a velocidade mínima e máxima de upload e download para a máquina (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Adicione a velocidade mínima e máxima de upload e download para a máquina (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Pronto. Dessa forma você pode liberar menos banda para os computadores que não são tão utilizados e liberar mais tráfego para os PCs que fazem muito download, uso de games online e mais. Os testes foram feitos em um roteador TP-Link, mas outros modelos como o IntelBrás também disponibilizam essa configuração. Para saber mais, confira as configurações do seu roteador.

Qual é o melhor canal de roteador wireless? Comente no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo