Histograma é a representação gráfica da distribuição de cores em suas fotos. Dependendo da qualidade do processador de sua câmera você pode ter uma distribuição perfeita ou imperfeita. Se você trabalha com fotos e faz ajustes de cores nas imagens e nunca ouviu falar em histograma ou tem dúvidas sobre seu uso, saiba que esse gráfico representa as cores de suas fotos e mostra sua distribuição. Através dele é possível visualizar erros e desvios que são muito comuns em processadores e lentes de baixa qualidade. Por sorte é possível corrigir estes desvios conferindo o histograma através de editores de fotos para computador e aplicativos.

Sem Photoshop? Veja 5 editores grátis tão bons quanto o programa da Adobe

Veja o que é e como usar histogramas (Foto: Reprodução/André Sugai)

Como seu histograma deve ser

Note que, na imagem abaixo, o gráfico de cor preenche toda a extensão horizontal da janela de histograma.

Histograma com cores bem distribuídas (Foto: Reprodução/André Sugai)


Qual o melhor uso de histogramas em editores de foto?
 
Veja no Fórum TechTudo

Como ele não deve ser

Na imagem abaixo, existe um espaço no lado esquerdo entre o gráfico e a extensão horizontal da janela de histograma. Em alguns casos, o gráfico pode apresentar espaçamento dos dois lados. Quando isso ocorre é necessário realizar uma correção de níveis com um editor de imagens.

Histograma com problema de distribuição de cores (Foto: Reprodução/André Sugai)

Como corrigir

No Photoshop, abra sua imagem e pressione Ctrl+L para abrir a caixa de Levels, visualize o histograma e caso ele apresente desvios como o da foto abaixo corrija cada canal individualmente;

Abra a caixa de Levels no Photoshop (Foto: Reprodução/André Sugai)

Selecione o canal Red no menu dropdown e arraste os sliders da esquerda e da direita para o início do gráfico;

Escolha o channel Red e mova os sliders (Foto: Reprodução/André Sugai)

Repita o procedimento com o canal Green;

Selecione o channel Green e repita a operação (Foto: Reprodução/André Sugai)

E com o canal Blue, clique em Ok;

... 86" src="//s2.glbimg.com/pGxEXpH0tgzx9_ixdELOo8Kz0pY=/695x0/s.glbimg.com/po/tt2/f/original/2016/07/20/histograma7.png" width="695">Selecione o channel Blue e repita a operação (Foto: Reprodução/André Sugai)

Para trabalhar o histograma de suas fotos no computador é possível utilizar alguns outros editores de imagem que oferecem o mesmo recurso, veja algumas sugestões na lista abaixo e escolha um para o ajuste.

Adobe Photoshop Lightroom – O editor organiza a edita sua coleção de imagens com muita facilidade e rapidez oferecendo o recurso de edição de histograma conforme mostrado acima no Photoshop tradicional.

Adobe Ligthroom (Foto: Divulgação/Adobe)

Adobe Photoshop – É o tradicional editor de imagens e software com esta finalidade mais popular do mundo que oferece em outras funções além da possibilidade de visualização e edição de histogramas.

Adobe Photoshop (Foto: Divulgação/Adobe)

GIMP – Editor de imagens gratuito de código aberto que oferece muitos recursos interessantes, entre eles a possibilidade de visualização e edição de histogramas bastante similar ao Photoshop.

Gimp (Foto: Divulgação/Gimp)

Alguns apps para celular Android e iPhone (iOS) também oferecem o recurso de histograma e facilitam o trabalho de fotógrafos mais exigentes, confira abaixo alguns deles:

KitCamera – Disponível para iOS o KitCam oferece recursos avançados para fotógrafos como emulação de troca de lentes, correção de cores, exposição e visualização de histograma.

KitCamera, app para iOS (Foto: Divulgação/KitCamera)

Image Histogram Generator  – O app para Android analisa fotos e gera o histograma além de apresentar detalhes sobre a foto escolhida no seu celular.

Image Histogram Generator, app para Android (Foto: Divulgação/Image Histogram Generator)

No computador, nos smartphones ou nos tablets é possível conferir o histograma de suas imagens e realizar as correções necessárias utilizando ferramentas que deixarão duas imagens melhores.

 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo