O NES, conhecido como Nintendo Entertainment System ou "Nintendinho", foi um dos consoles mais importantes da história dos videogames, sendo responsável pelo ressurgimento da indústria após o crash da década de 80. Mesmo com vários clássicos em sua biblioteca, o console da Nintendo também foi a casa de vários jogos bizarros. Pensando nisso, reunimos alguns dos jogos mais estranhos do Nintendo.

Relembre os 10 melhores jogos de NES no seu aniversário de 30 anos 

Durante a era do Nintendinho, várias empresas conseguiam lançar jogos sem o "Selo de Qualidade Nintendo", algo bem comum naquela época. Com o passar do tempo, empresas como Nintendo e Sega resolveram ter um controle maior sobre quais jogos seriam lançados em seus consoles, mas o NES teve alguns títulos bem estranhos que não seriam lançados em um videogame da empresa, seja pela bizarrice ou baixa qualidade.

Conheça as bizarrices lançadas para o Nintendinho (Foto: Divulgação/Nintendo)

Dr. Jekyll and Mr. Hyde

Conhecido por ser horrível e foco de um episódio do Angry Video Game Nerd, Dr. Jekyll and Mr. Hyde é baseado no livro O Médico e o Monstro, lançado em 1886. O fato de ser uma adaptação de uma obra gótica do século 19 poderia entregar um dos primeiros jogos mais adultos do Nintendo, mas nada nele fazia sentido.

Com controles horrendos e gráficos feios, o game fazia o jogador se transformar em Mr. Hyde em momentos aleatórios e jogando raios para destruí-lo sem nenhum padrão, só para fazer você começar tudo de novo.

A estranha adaptação de O Médico e o Monstro (Foto: Reprodução/YouTube)

Bible Adventures

Feito sem qualquer licença da Nintendo e vendido apenas de maneira direta, Bible Adventures é um jogo de plataforma que adapta passagens do Velho Testamento.

A ideia de reviver passagens da Bíblia em um videogame parece bem estranho e de fato é. O jogo traz momentos como a Arca de Noé, em que o jogador precisa carregar animais nas costas por vários minutos e levá-los até a Arca.

Controle Noé em Bible Adventures (Foto: Reprodução/YouTube)

Caveman Games

Jogos de olimpíadas ou de competição esportiva existem em todas as gerações de videogames. O NES tinha um que colocava o jogador no controle de homens da caverna tentando sobreviver enquanto participam de sua própria Olimpíada.

Caveman Games trazia minigames como salto em altura (em que você deveria passar por cima de um tiranossauro), arremesso de esposas (você deve rodá-la e arremessá-la o mais longe possível), combate com tacapes, entre outros. É o tipo de jogo que não seria lançado hoje em dia, mas a estranheza torna o título interessante.

Caveman Games e suas estranhas p
... rovas (Foto: Reprodução/YouTube)

YO! NOID

É muito comum o lançamento de jogos que existem apenas para vender uma marca. Durante a era 8/16 bit, isso chegava a outro nível, utilizando mascotes de balas, salgadinhos e refrigerantes como personagens principais de games. YO! NOID é exatamente isso.

Lançado originalmente no Japão como "Kamen no Ninja Hanamaru"o jogo foi lançado no Ocidente modificado, tendo como personagem principal o mascote da pizzaria Domino’s. Gráficos e apresentação total do game foram alterados para isso, mantendo apenas os elementos do gameplay.

Yo!Noid trazia mascote de pizzaria como personagem principal (Foto: Reprodução/YouTube)

NARC

Um dos primeiros games violentos a ser lançado em um console, NARC chamava a atenção pelo fato de destoar de outros jogos presentes na biblioteca do NES.

Em NARC, o jogador controla agentes do governo que devem eliminar, violentamente, usuários de drogas e prender um traficante chamado "Mr Big". Eventualmente, o game acabou sendo refeito para PS2, mas é a versão de Nintendinho que merece nota, simplesmente por ser completamente diferente dos outros títulos do console.

NARC é um dos jogos mais violentos do NES (Foto: Reprodução/YouTube)

Zombie Nation

Zombie Nation é um jogo em que alienígenas atacaram a Terra e você, no controle da cabeça de um samurai zumbi, deve atirar neles para salvar o planeta. Se isso já não o garantiu nesta lista, nada mais irá.

Nada em Zombie Nation faz sentido, seja seu gênero ou gráficos, como o fato de a cabeça que você controla (só a cabeça) se transformar em uma caveira quando é atingida.

Controle só a cabeça de um samurai zumbi em Zombie Nation (Foto: Reprodução/YouTube)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Wally Bear and the NO! gang

Durante um bom tempo, empresas e governos viram nos videogames uma chance de educar crianças em relação ao uso de drogas e seus malefícios. Wally Bear and the NO! Gang é um desses jogos. Pena que nada nele faz sentido.

Seja na missão que seu tio, um urso sem calças, manda seu sobrinho para as vizinhanças suspeitas, gráficos, inimigo e momentos em que o ursinho andava de skate, tudo era muito bizarro. A única vantagem do game é que foi criada uma linha de telefone gratuita para ajudar crianças no combate às drogas que ficou ativa por mais de 15 anos após o lançamento do jogo.

Tela inicial de Wally Bear and the NO! Gang (Foto: Reprodução/YouTube)

Takeshi’s Challenge

Takeshi’s Challenge foi criado em parceria com o ator japonês Takeshi Kitano e é um adventure em que você controla um homem que quer uma promoção no trabalho. Como? Lutando contra membros da mafia japonesa em máquinas de caça-níqueis ou viajando até o Pacífico em busca de tesouros.

Nenhum desses pontos parece ter ligação um com o outro, mas dentro do contexto do jogo, eles fazem um pouco mais de sentido. Takeshi’s Challenge é um game bem estranho e que usou alguns elementos que até então nunca haviam sido explorados. Como, por exemplo, o uso de um microfone no controle do Famicon (versão japonesa do NES) em certo momento, ou o ato de não mexer nos comandos por uma hora para que algo aconteça na história.

Takeshi's Challenge foi criado em parceria com o ator Takeshi Kitano (Foto: Reprodução/YouTube)

Taboo: The Sixth Sense

Existem simuladores de todos os tipos nos videogames, assim como diversos jogos de carta para consoles e portáteis. Só que Taboo: The Sixth Sense se destaca pelo fato de ser um simulador de leitura de cartas de tarô.

Assim que o "jogo" começa, você deve colocar o seu nome, data de nascimento e sexo. Em seguida, é pedido que você entre com uma pergunta e, então, embaralhe as cartas. Depois, cartas são mostradas e sua sorte é lida pelo videogame. Quem disse que videogame é só para se divertir?

Saiba a sua sorte em Taboo: The Sixth Sense (Foto: Reprodução/YouTube)

Quais os melhores do NES? Opine no Fórum TechTudo!



>>> Veja o artigo completo no TechTudo