A 17ª edição do Fórum Internacional Software Livre (FISL 17) acontece entre dos dias 13 e 15 de julho, em Porto Alegre. O evento, que vai ser realizado na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), reúne entusiastas do software e hardware livres do mundo todo para uma série de palestras e oficinas sobre liberdade tecnológica e promoção de tecnologias de código aberto.

O que é software de código aberto?

Apesar de ter um termo tão pouco familiar como “software livre” no título, o FISL é um evento interessante até mesmo para aqueles que não entendem o que é código aberto ou "open source".

Para além de termos técnicos e assuntos densos, as discussões sobre privacidade digital e liberdade de escolha dizem respeito ao dia a dia de qualquer pessoa que possua um computador ou acesse a Internet em um dispositivo. Foi a partir do FISL que se originou, por exemplo, o Marco Civil da Internet, lei que garante direitos e deveres para o uso da Internet no Brasil. Aí está a importância do evento.

Símbolo do Fórum Internacional Software Livre (Foto: Divulgação/FISL)

O tema central de 2016 é a “Internet das Coisas”. Ou seja, a tendência de que cada vez mais objetos que nos rodeiam possuam conexão com a Internet (de relógios e carros até geladeiras e camas).

Fica a questão: essa tendência é positiva, mesmo que nem sempre tenhamos conhecimento sobre como funciona o código desses objetos? Para falar disso, o FISL receberá alguns palestrantes de peso, como o coordenador do Laboratório de Internet das Coisas, no México, Manuel Haro.

Outros convidados internacionais são o cubano Pablo Drake, coordenador do grupo de Usuários de Tecnologias Livres em Cuba; o ativista Torsten Grote, criador da campanha “Liberte seu Android”, com o objetivo de ensinar as pessoas sobre como proteger sua privacidade em  celulares e tablets; e o especialista em segurança computacional Rodrigo Ubira Branco.

Tem vírus no Linux?
 Descubra essa e outras curiosidades no Fórum do TechTudo.

Além de palestras e de cerca de 35 oficinas, o FISL traz outras atrações diversas, como:

- Laboratório de hardware livre: já tradicional no evento, o laboratório é um espaço de troca de experiências entre os aficionados por construir suas próprias máquinas. Aqui os participantes aprendem diferentes maneiras de programar o Arduíno, espécie de placa utilizada na confecção de sistemas eletrônicos caseiros e até mesmo de robôs.

- Maratona Startups LIVRES: uma série de oficinas e palestras que ensinam como integrar o software livre a estratégias de negócio.

- Encontro de produtoras culturais colaborativas: evento simultâneo ao FISL 17 que reunirá grupos autogestionários de empreendimentos criativos (audiovisual, produção, cultu

... ral, comunicação comunitária) adeptos do uso do software livre.

- Workshop Software Livre: espaço para a apresentação de trabalhos acadêmicos.

- Laboratório de Tecnologias Educacionais Livres: como nas demais edições, o FISL reserva um espaço para a apresentação e discussão de projetos educacionais que utilizem tecnologia livre, como programação voltada para crianças e o uso de robótica em sala de aula.

O TechTudo estará presente no evento, trazendo para entrevistas e notícias sobre o que há de mais interessante no FISL 17. A agenda completa você confere em (softwarelivre.org/fisl17). Até lá!



>>> Veja o artigo completo no TechTudo