Se você possui uma conta no Instagram, provavelmente já se deparou com alguma mensagem de erro no aplicativo da rede social de fotos e vídeos. Dificuldade para apagar um comentário, feed que não carrega ou uma conta “supostamente” desativada são alguns dos problemas que podem acontecer e só quem passa por isso sabe o quão irritantes podem ser. Veja, a seguir, uma lista com os oito mensagens de erro mais comuns da rede social e dicas de como resolvê-los.

Repost no Instagram: 11 apps para compartilhar fotos de outras contas

Lista reúne os erros mais frequentes do Instagram e te ajuda a resolve-los (Foto: Divulgação/ Instagram)

1. Não consigo me conectar ao servidor de login (“I can’t connect to the login server”)

Um dos erros mais comuns, segundo os usuários do iOS, é a mensagem ”Sorry, we couldn’t connect to our login server. Please confirm you have an Internet connection and try again in a moment”. Isso significa “Desculpe, não foi possível conectar ao servidor de login. Por favor, confirme sua conexão com a Internet e tente novamente daqui a pouco”. O problema também é comum aos usuários de Android, porém, sem essa mensagem de erro e com menor frequência.

Para solucionar a questão, primeiro verifique se sua Internet está funcionando corretamente e reinicie seu roteador Wi-Fi. Se o seu telefone tem serviço através redes móveis (como 3G ou EDGE), desligue o Wi-Fi e também a conexão de dados - tente usar o modo avião. Se isso não ajudar, abra a parte de Configurações e certifique-se de que as configurações automáticas estão ativadas.

Não consegue (Foto: Melissa Cruz / TechTudo)

2. Você não pode seguir mais pessoas (“Error: You can’t follow anymore people”)

Pensando em reduzir o spam na rede social, o Instagram criou um limite de usuários que uma pessoa pode seguir: 7,5 mil.

Sendo assim, qualquer usuário que tentar seguir um número maior do que esse receberá a mensagem. Esse limite independente do número de pessoas que seguem o usuário - situação inversa. Portanto, a única solução em casos como esse é deixar de seguir aqueles usuários que menos lhe interessam, para assim conseguir seguir novas pessoas e conviver com o limite do Instagran.

3. O que fazer se a minha conta for desativada? (“What can I do if my account has been disabled?”)

Se por algum motivo a sua conta for desativada, você verá a mensagem de aviso ao tentar fazer o login. Isso pode acontecer caso o usuário não siga os Termos de Uso da rede social. Nesses casos, o Instagram recomenda que o usuário reveja as orientações comunitárias com cuidado junto com as mensagens das contas que possui. Avalie as cópias das suas fotos e veja se cometeu erros.

Porém, se você achou que a sua conta foi desativada por engano, você pode recorrer para tentar reverter a situação. Para isso, abra o Instagram, digite seu login e senha e siga as instruções na tela que vão aparecer.

Veja o que fazer caso sua conta no Instagram seja desativada (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Atenção: se não estiver aparecendo uma mensagem de conta desativada, você pode estar passando por um problema de login. 

Porém, caso a sua conta tenha sido excluída por você ou alguém com sua senha, não há nenhuma maneira de restaurá-la. Você pode criar um novo perfil com o mesmo endereço de e-mail que você usou antes, mas não será possível obter o mesmo nome de usuário de antes do incidente.

4. “Dispositivo não compatível” na Google Play Store (“Device not compatible” error message in Google Play Store”)

Alguns usuários do Android, ao tentarem baixar o Instagram recebem uma mensagem que diz que o dispositivo não é compatível no Google Play Store. Isso quer dizer que o aparelho usado não suporta o aplicativo. Ainda não se sabe o motivo, mas o Google está investigando esta questão.

Caso o comentário não suma depois de apagado, espere um tempo (Foto: Aline Jesus/TechTudo)
... trong>

Como solução temporária, o Google sugere limpar os dados da loja do telefone (Google Play) e, em seguida, tentar instalar o Instagram.

Para fazer isso, vá para Configurações > Application Manager > Todos > Google Play Store > Limpar dados.

5. Eu não posso apagar um comentário (“I can’t delete a comment”)

Se você escolher apagar um comentário e continuar recebendo uma mensagem que diz que o comentário não pode ser apagado, talvez seja porque aquele comentário já foi excluído do sistema. Isso acontece porque existe um tempo de “cache”, isto é, um tempo de atualização da página. O Instagram ressalta que já estão cientes desse problema e estão trabalhando para corrigi-lo.

Confira se você está seguindo corretamente as regras do Instagram antes de comentar uma foto (Reprodução/ TechTudo)

Vale lembrar que o usuário só pode excluir aqueles comentários que ele mesmo fez ou que estão em suas fotos da rede social. Portanto, não é permitido excluir um comentário no perfil de outra pessoa que não foi feito por você.

6. Eu recebo um erro ao tentar adicionar um comentário (“I get an error when trying to add a comment”)

Se você recebe uma mensagem de erro ao tentar adicionar um comentário em uma foto, tente atualizar seu aplicativo para uma versão mais recente.

Porém, se seu app já está atualizado, isso pode estar acontecendo por alguns motivos:

Você só pode incluir até 5 @ com nome do usuário em um único comentário pela web;

- Você só pode incluir até 30 hashtags em um único comentário;

- Você não pode postar o mesmo comentário várias vezes (incluindo emoji).

Verifique se você está cometendo alguns desses erros e tente comentar novamente.

Erro ao analisar o Mapa Fotografia? Veja como resolver (Foto: Reprodução/ TechTudo)

7. Eu recebo um erro ao analisar o meu Mapa Fotografia (“I get an error when reviewing my Photo Map”)

Essa mensagem de erro é específica para usuários de Android e acontece porque algumas pessoas usam o recurso em versões anteriores ao Android 3.0.4 (Honeycomb). 

Certifique-se de que você está rodando a última versão do Instagram oferecida na loja do Google Play.

O que fazer quando o Instagram não carrega (Foto: Gabriella Fiszman/ TechTudo)

8. Meu aplicativo não carrega ou fico recebendo um erro “não foi possível atualizar” (“My app won’t load or I keep getting a couldn’t refresh feed error”)

Se você está tendo problemas para carregar o aplicativo ou o seu feed, veja algumas dicas do Instagram para tentar resolver:

- Confira com a sua operadora de celular se você já atingiu sua franquia de Internet daquele mês. Isso pode fazer com que a Internet fique mais lenta e prejudique o funcionamento do aplicativo.

- Quando muitas pessoas utilizam um Wi-Fi público ao mesmo tempo, a conexão pode acabar ficando fraca, mesmo que aparente que o sinal está forte. Sendo assim, o problema deve acabar quando você sair do local ou utilizar outra rede móvel.

Lembre-se que não é possível carregar fotos ou vídeos em áreas sem Wi-Fi ou com sinal de 3G/4G fraco. Se você está tendo dificuldades para carregar a web, é mais provável que esteja havendo algum problema com sua conexão de Internet e não com o aplicativo do Instagram, apenas.

Qual é a sua rede social favorita? Comente no Fórum do TechTudo. 

 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo