O Google Street View adicionou novos locais no Rio de Janeiro especialmente para as Olimpíadas de 2016. As fotos em 360 graus permitem um passeio virtual em paisagens da Cidade Maravilhosa. Os destaques estão nos locais das competições Olímpicas, como o gramado do Maracanã, estádios e Centros de esporte, além dos pontos turísticos, como Cristo Redentor. Até os hotéis visados por celebridades estão na lista do Google Maps, como Copacabana Palace e o Fasano.

Google lança coleção especial com 130 museus no Street View; veja lista

Google adiciona locais dos Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Os internautas de todo mundo podem conhecer um pouco mais sobre o Rio de Janeiro sem precisar sair de casa com a galeria especial do Street View chamada Rio de Janeiro Highlights (google.com/rio-de-janeiro-highlights). Além de estar repleta de belezas naturais e cenários importantes na Cidade Maravilhosa, o Google investiu em adicionar os locais onde ocorrerão os Jogos, desde a piscina do Maria Lenk até a pista de Mountain Bike usada na modalidade de ciclismo.

Gramado do Estádio do Maracanã aparece em fotos em 360 graus no Street View (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

As Olimpíadas têm início em agosto desde ano e essa não é a primeira ação do Google focada no grande evento. A gigante das buscas ofereceu, inclusive, treinamentos e dicas gratuitas para usar o Google Tradutor e se comunicar melhor com os turistas estrangeiros. 

1) Pista de Montain Bike

Localizado no Centro Olímpico, o espaço cercado por declínios e montanhas serve de cenários para as competições de ciclismo durante as Olimpíadas. O espaço é para quem gosta de aventura e a modalidade do esporte tem disputas masculinas e femininas, que acontecem desde as Olimpíadas de Atlanta em 1996.

2) Piscina do Maria Lenk

Quem gosta de natação e modalidades aquáticas vai se interessar em ver de perto o local de competição nos Jogos Olímpicos. A piscina do Estádio Maria Lenk fica na Zona Oeste do Rio e a natação começou a fazer parte dos Jogos no evento de Atenas de 1896. No Rio acontece um total de 16 provas de natação femininas e masculinas, nos estilos livre, peito, borboleta e costas. Também está disponível o Street View do Estádio Aquático Olímpico.

3) Gramado do Maracanã

O icônico Estádio do Maracanã também pode ser visto em detalhes no Street View e mais: a visão e diretamente do gramado. As imagens em 360º dão a percepção de como os atletas enxergam o público, mostrando as arquibancadas e toda estrutura ao redor. Lá vai ser um dos cenários para os jogos de futebol, por exemplo. O esporte tem espaço nas Olimpíadas desde o evento em Paris no ano de 1900.

4) Praia de Copacabana

Chamada por Tom Jobim de Princesinha do Mar, a Praia de Copacabana marca presença do Street View. É possível, inclusive, ter a visão da areia a invés de apenas do calçadão. Localizada na Zona Sul do Rio, é na Praia de Copacabana que irão ocorrer as competições de Vôlei de Praia em uma Arena montada especialmente para o evento.

5) Centro Olímpico de BMX

O local será cenário da modalidade de Ciclismo BMX, repleta de manobras radicais e

... saltos, no Jogos Olímpicos de 2016, no Rio. O esporte integra as Olimpíadas desde os Jogos de Pequim, em 2008.

6) Centro Olímpico de Hóquei 

Localizado na região de Deodoro, no Rio, o Centro Olímpico será palco para a modalidade de Hóquei sobre a Grama. O esporte integra os Jogos Olímpicos desde Londres 1908.

7) Centro Olímpico de Hipismo

Localizado no Núcleo de Deodoro, as instalações serão utilizadas para a modalidade de Hipismo nas Olimpíadas do Rio 2016. As competições acontecem em três modalidades: adestramento, concluso completo de equitação e saltos.

8) Estádio de Canoagem Slalom

O percurso de canoagem tem 250 metros para provas, com corredeiras, e 25 milhões de litros d’água. O esporte estreou nas Olimpíadas de Munique em 1972 e no Rio o Estádio fica próximo à região de Deodoro.

9) Arena do Futuro

Instalada no Núcleo do Parque Olímpido do Rio, a Arena vai receber alguns dos Jogos de quadra, como handebol. Sua localização é em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Estado.

Qual é o melhor serviço de mapas online? Comente no Fórum do TechTudo.

10) Lagoa Rodrigo de Freitas

Localizada na Zona Sul do Rio de Janeiro, a Lagoa será utilizada para as competições de remo nos Jogos Olímpicos de 2016. A modalidade está presente nos Jogos desde o evento em Paris no ano de 1900. O espaço também é um dos pontos turísticos da Cidade.

11) Campo Olímpico de Golfe

O Campo fica na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio e vai oferecer espaço para os Jogos de Golpe nas Olimpíadas. O esporte esteve presente em apenas duas edições olímpicas, em Paris (1900) e St. Louis (1904), de volta no Rio 2016 após 112 anos de ausência.

12) Arena da Juventude

Localizada na região de Deodoro, é na Arena da Juventude que os atletas competirão em modalidades de esgrima e a primeira fase do torneio feminino de basquete nas Olimpíadas do Rio 2016.

13) Centro Olímpico de Tiro

O espaço recebe as competições na modalidade de Tiro Esportivo que faz parte das Olimpíadas desde Atenas, no ano de 1896. As provas são masculinas e femininas.

14) Sambódromo

O Sambódromo é popular pelos desfiles das Escolas de Samba durante o Carnaval do Rio, mas durante as Olimpíadas do Rio vai oferecer espaço para modalidades como o Tiro com Arco. O esporte integra os Jogos desde Paris 1900. A localização do Sambódromo é no Centro da Cidade Maravilhosa.

Lugares turísticos no Rio

15) Escadaria Selarón

Como visitação turística está a Escadaria Selarón, localizada no Centro do Rio de Janeiro, que liga os bairros da Lapa e Santa Tereza. Elaborada pelo artista chileno Jorge Selarón, a escadaria é recoberta de ladrilhos coloridos.

16) Mirante Dona Marta

Quem gosta de aproveitar a vista do Rio de Janeiro, suas construções, relevos naturais, mar e lagoa, vai gostar do Mirante Dona Marta. Cercado por natureza e na Zona Sul do Rio, o local tem altura de 362 metros.

17) Pedra do Arpoador

Os banhistas e turistas sobem na Pedra do Arpoador para apreciar a paisagem principalmente no horário do pôr do sol. O local fica entre os bairros de Copacabana e Ipanema, com visitação gratuita, na Zona Sul do Rio de Janeiro.

18) Cristo Redentor

O Cristo Redentor no alto do Corcovado pode ser visitado sem sair de casa pelo Google Street View. A paisagem ampla do Rio de Janeiro pode ser vista com uma altitude com cerca de 710 metros.

19) Hotéis, restaurantes e bares

O Street View lista mais de 200 espaços para o público como hotéis, restaurantes e bares. Vale destacar a presença de imagens em 360º por dentro do Copacabana Palace, com seu estilo clássico, e do Hotel Fasano, ambos espaços famosos por hospedar celebridades.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo