Com o uso de receptores de sinal ou dispositivos, pode acontecer da sua Smart TV apresentar um atraso de áudio. E isso incomoda bastante, já que causa uma falta de sincroniza entre a imagem e o som, ocasionando até o atraso de legendas em filmes.

Como assistir a vídeos do computador na TV usando Chromecast

Nas configurações de som da Smart TV o usuário pode testar e resolver isso manualmente, removendo o delay passo a passo. Vale lembrar que nem todos os modelos oferecem esse recurso. No tutorial abaixo foi usado uma Smart TV Samsung.

Verifique a configuração da sua Smart TV para resolver atrasos de áudio (Foto: Divulgação/Samsung)

Ajustar atraso de áudio

Passo 1. Encontre o botão de “Menu” no controle remoto da Smart TV e pressione. Na tela serão exibidas as configurações. Navegue até a opção “Som” e confirme;

Acesse as configurações de Som na Smart TV (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Na Smart TV de teste a função para ajuste de atraso de áudio está no botão de “Saída SPDIF” (Conexão Digital);

Acesse o item de som na Smart TV (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 3. Por fim selecione o item de “Atraso de áudio”;

Selecione o recurso de atraso de áudio na Smart TV (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 4. Ajuste usando as setas do controle remoto o índice de atraso de áudio, com o marcador que aparece na tela. Veja se o som é ajustado com a imagem e confirme quando estiver tudo certo.

Ajuste o atraso de áudio manualmente na Smart TV (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone 

Restaurar configurações de som

Passo 1. Algumas Smart TVs vem com recursos extras de som e imagem que você pode ter ativado sem querer ou até alterado padrões. Para solucionar isso, é possível restaurar os ajustes de som. Acesse o “Menu” no controle remoto da TV e depois as configurações de “Som”;

Acesse as configurações de Som na Smart TV (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Selecione o item “Restaurar som”;

... ão para restaurar o som da Smart TV (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)" height="296" src="//s2.glbimg.com/2r5MxSICv8ehNlFUVlt1o9yJY3g=/695x0/s.glbimg.com/po/tt2/f/original/2016/04/20/tv-022.jpg" width="695">Selecione o botão para restaurar o som da Smart TV (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 3. Confirme em “Sim” e aguarde o fim do processo. O som da Smart TV será ajustado como de fábrica, com os padrões.

Confirme a ação e aguarde a restauração do som da Smart TV (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Áudio Mono, SAP ou Estéreo

Passo 1. É possível que a função SAP esteja ativada e isso cause problemas de atrasos no áudio, em relação à imagem ou legenda. Para voltar à função Estéreo, selecione “Som” nas configurações da TV. Depois selecione o item “Opções de Transmissão de Áudio”;

Selecione a opção de transmissão de áudio da Smart TV (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Em “Som Várias Faixas”, selecione o item “Estéreo” ou desligue a função SAP. Verifique o áudio da Smart TV para ver se voltou ao normal.

Selecione o som Estéreo ou desligue a função SAP (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Verificando cabos

Caso a sua TV apresente atrasos ou falhas de áudio apenas na reprodução de DVDs ou mídias externas, vale conferir se o problema não está no cabo de áudio/vídeo ou componente. Remova dos plugues e conecte novamente para verificar se o problema é solucionado.

Pronto. Em Smart TVs Philips esse atraso pode ser provocado pela função “Motion”. Basta desativar nas configurações para verificar se o problema é solucionado.

Qual Smart TV comprar? Consumidores dão dicas de modelos LG e Samsung no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo